Publicidade
INÍCIO AGRICULTURA Logística Publicado em 11/10/2024

Conheça 7 vantagens de alugar equipamentos agrícolas

Em época de redução de custos, a locação de equipamentos agrícolas tem várias vantagens e há bons motivos que fazem com que cada vez mais empreendedores optem pela modalidade
Redação RuralNews
No atual cenário econômico, muitas companhias enfrentam o desafio de equilibrar produtividade e custos. Essa é uma realidade também entre os produtores rurais. No agronegócio, uma alternativa eficaz é o aluguel de equipamentos agrícolas, prática que ganha espaço por oferecer flexibilidade e economia.
A locação de equipamentos agrícolas tem várias vantagens e há bons motivos que fazem com que cada vez mais empreendedores optem pela modalidade. Uma delas é a redução de custos, pois a compra definitiva de equipamentos agrícolas representa um investimento significativo.
A facilidade na atualização de equipamentos também é um fator a se levar em conta na modalidade
A facilidade na atualização de equipamentos também é um fator a se levar em conta na modalidade

Marluz Renato Cariani, Diretor Comercial da Unidas Pesados, afirma que, ao optar pelo aluguel, o produtor evita o alto desembolso inicial, o que libera capital para outras necessidades imediatas da operação, como contratação de mão de obra, obtenção de matéria-prima ou melhorias na infraestrutura.
"Outro ponto a se considerar é o acesso às tecnologias de ponta, pois o aluguel de máquinas possibilita o acesso aos equipamentos de última geração com custos reduzidos. Isso significa que o produtor pode usar tecnologias avançadas em cada safra, a fim de aumentar a produtividade e se manter competitivo no mercado, sem preocupações com a depreciação dos ativos", enfatiza.

Ele destaca que a manutenção incluída também é um dos pontos que chamam a atenção do produtor rural. Manter equipamentos agrícolas é caro e complexo. Uma das grandes vantagens do aluguel é que a manutenção pode ser adicionada ao contrato. Isso elimina a preocupação com paradas repentinas e gastos inesperados, além de garantir que as máquinas estejam sempre em boas condições de uso.
Há também a flexibilidade na gestão de frota, Cada safra tem suas necessidades específicas, e o aluguel permite uma maior flexibilidade na gestão de equipamentos. O produtor pode escolher o maquinário certo para cada fase do plantio, cultivo ou colheita, ajustando a frota conforme a demanda de trabalho, sem a necessidade de manter máquinas paradas no restante do ano.

"A facilidade na atualização de equipamentos também é um fator a se levar em conta. O aluguel oferece a possibilidade de trocar os equipamentos a cada novo ciclo de locação, o que garante ao produtor a utilização de máquinas mais adequadas e atualizadas. Isso evita a obsolescência de máquinas próprias e mantém a operação sempre eficiente", afirma o diretor da Unidas.

E também há a redução de problemas com armazenamento, pois o produtor não precisa se preocupar em armazenar equipamentos grandes e volumosos durante o período entre as safras. Isso gera economia de espaço e reduz a necessidade de infraestrutura para proteger máquinas de intempéries e desgaste.
"O planejamento orçamentário fica mais simples com a modalidade. Por ter custos fixos e previsíveis, o aluguel de equipamentos facilita o planejamento financeiro da fazenda. O produtor sabe exatamente quanto vai investir, o que ajuda a evitar surpresas e permite uma gestão mais eficiente", finaliza Marluz.
TAGS:

Publicidade
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.