HOME | Notícias | Logística

CNA alerta que logística no Brasil trava avanço do agronegócio

Confederação destaca que a logística no Brasil não acompanha o crescimento do agro e compromete escoamento e armazenagem

CNA alerta que logística no Brasil trava avanço do agronegócio

Logística no Brasil não acompanha crescimento do agro, alerta CNA. Foto: Canva

Foto do autor Redação RuralNews
11/07/2025 |

A logística no Brasil não acompanha o ritmo acelerado do crescimento do agronegócio, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A avaliação foi feita pela assessora técnica Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da CNA, durante um debate realizado na última quarta-feira (9), em Brasília.

Segundo a especialista, de 15 anos para cá, só a produção de soja e milho cresceu 155 milhões de toneladas, o que representa 10 milhões por ano, enquanto a infraestrutura não evoluiu no mesmo ritmo.

Publicidade
Banner publicitário

Transporte limitado e infraestrutura deficiente

Segundo a técnica, novas fronteiras agrícolas como o Matopiba e o Mato Grosso lideram a produção nacional de grãos. No entanto, essas regiões enfrentam grandes dificuldades no escoamento. Embora representem 68% da produção total, apenas 35% conseguem ser exportados pelos portos do Arco Norte. O principal gargalo, portanto, está nos acessos entre as fazendas e os portos.

A CNA defende investimentos em ferrovias, rios navegáveis e estradas de qualidade. Ainda assim, segundo Elisangela, estradas vicinais — essenciais para o escoamento inicial da produção — muitas vezes não são sequer consideradas nos planos de governo. Essa falha estrutural, por consequência, agrava os custos logísticos e reduz a competitividade do agro brasileiro.

CNA alerta que logística no Brasil trava avanço do agronegócio

Foto: Elisangela Lopes (esq.), Valter Souza, Davi Barreto, Marco Aurélio Barcelos, Paulo Resende, Jorge Bastos em debate mediado por Lu Aiko e Thais Hirata.

Armazenagem insuficiente eleva perdas

Outro ponto crítico citado pela CNA é a deficiência na armazenagem. Hoje, apenas 63% da produção nacional encontra espaço para estocagem. No Mato Grosso, esse índice cai para 49,9%. Isso obriga o produtor a escoar a produção no pico da safra, quando os fretes, geralmente, são mais caros. “Este ano, por exemplo, o frete no Mato Grosso subiu 60% em relação a 2024”, afirmou a assessora.

CNA alerta que logística no Brasil trava avanço do agronegócio

Ela destacou que, sem estruturas adequadas de armazenagem nas fazendas, a logística no Brasil se torna ainda mais ineficiente. “No pico da safra, os caminhões viram armazéns sobre rodas. Isso representa prejuízo direto para o produtor e, além disso, para a sociedade como um todo”, completou.

CNA defende crédito e obras estruturantes

Durante o debate, Elisangela apoiou a proposta de elaboração de planos de Estado com ações voltadas para os próximos 5 a 10 anos. Para ela, o agro precisa de planejamento de longo prazo, com participação ativa do setor produtivo. A CNA, por sua vez, mantém diálogo constante com os órgãos responsáveis e está pronta para contribuir.

Entre as obras consideradas prioritárias estão a conclusão da BR-163 até Santarém (PA), a construção da Ferrogrão e o derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins. Essa última, apesar de autorizada após 11 anos de espera, enfrenta nova tentativa de suspensão pelo Ministério Público. A obra, contudo, permitiria escoar 20 milhões de toneladas com custo até 40% menor em relação ao transporte rodoviário.

Por fim, a entidade defende linhas de crédito atrativas para ampliar a capacidade de armazenagem nas propriedades. “Nos Estados Unidos, 54% da produção fica armazenada nas fazendas. No Brasil, esse número é muito menor. Precisamos oferecer condições reais para mudar esse cenário e, assim, reduzir perdas logísticas”, concluiu.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #CNA # Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
# Brasil # Logística # Infraestrutura # Armazenagem
Publicidade
Banner publicitário