Lula e Putin discutem avanços na paz entre Rússia e Ucrânia e reforçam cooperação bilateral em ligação de 40 minutos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã deste sábado (9). Durante cerca de 40 minutos, os líderes conversaram sobre os avanços nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia e trataram da cooperação bilateral entre os países.
Putin compartilhou informações sobre as conversas em andamento com os Estados Unidos, especialmente relacionadas à busca por uma solução pacífica para o conflito. Lula reafirmou o compromisso do Brasil com o diálogo e colocou o governo à disposição para apoiar as iniciativas, incluindo o Grupo de Amigos da Paz, criado por Brasil e China para facilitar o entendimento entre as partes.
Além disso, os presidentes discutiram a cooperação no âmbito do BRICS. Putin elogiou os resultados da cúpula realizada no Rio de Janeiro, em julho. Ambos concordaram em organizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
O telefonema acontece em um contexto de tensões comerciais, com o recente aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e críticas ao BRICS. Em maio, Lula e Putin se reuniram em Moscou para debater o conflito ucraniano e fortalecer os laços bilaterais.