Segundo a
Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), as exportações de soja somaram 4,6 milhões de toneladas em novembro,. A entidade atualiza suas projeções semanalmente com base na programação dos portos e está projetando um crescimento das exportações de soja e farelo em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2022, e recuos nos embarques de milho e trigo. A entidade também reduziu suas estimativas para os embarques de soja, milho e farelo no último mês.
O volume representa uma queda de 4,2% em relação ao total estimado na semana passada. No comparativo anual, as exportações cresceram 142% em novembro. Para dezembro, a Anec prevê embarques da ordem de 3,58 milhões de toneladas — 136% a mais do que o que foi exportado em igual mês de 2022.
A associação estima que 1,95 milhões de tonelada de farelo de soja deixaram o país em novembro. O número mostra uma queda de 9,3% em relação ao número divulgado sete dias antes, mas mesmo assim os embarques teriam crescido 44% em comparação com o total do mesmo mês do ano anterior.
As exportações do derivado de soja em dezembro devem alcançar 2,04 milhões de toneladas, incremento anual de 51%. As exportações de milho totalizaram 6,98 milhões de toneladas no mês passado, 5% abaixo do que a Anec previa na semana anterior e 27,6% a mais que o total embarcado em novembro de 2022.
Em dezembro, os embarques estão projetados em 6,86 milhões de toneladas, quase 6% abaixo do total de dezembro do ano passado. As exportações de trigo alcançaram 147,2 mil toneladas em novembro, uma alta de 6,6% em relação à estimativa anterior da Anec e de 26% no comparativo anual. Os embarques devem chegar a 283,8 mil toneladas em dezembro, um recuo anual de praticamente 60%.