FECHAMENTOS DO DIA
O contrato de dezembro22 do trigo brando SRW de Chicago em queda de 0,97% ou $ 8,25 cents/bushel a $ 841,25; para dezembro de 2023, que interessa aos produtores/exportadores brasileiros, o contrato fechou em queda de 0,85% ou $ 7,50 cents/bushel a $ 872,75; o contrato do trigo duro HRW de Kansas para dezembro fechou em queda de 0,29% ou 2,75 cents/bushel a $ 941,75; a cotação de dezembro do trigo de primavera HRS de Minneapolis fechou em queda de 0,26% ou $ 2,50 cents/bushel a $ 953,50 e a cotação de dezembro do trigo para moagem da Euronext de Paris fechou em alta de 0,30% ou $ 0,75 euros/t a 335,50 euros. Veja os fechamentos das bolsas da Argentina, Londres e da Austrália nas tabelas 11 e 16 abaixo.
CAUSAS DA QUEDA DE HOJE
A firmeza renovada do dólar em relação a outras moedas tornou o trigo americano menos atrativo. As previsões de chuva para as regiões dos EUA beneficiariam as colheitas. Aguardam-se notícias sobre as negociações para a renovação do acordo de exportação de grãos da Ucrânia.
UCRÂNIA PRATICAMENTE RECUPEROU RITMO DE EMBARQUES
A Ucrânia já recuperou um nível de exportações semelhante ao anterior à invasão russa. Nos primeiros 17 dias de outubro, os embarques foram apenas 2,4% inferiores aos do mesmo período do ano passado, quando no acumulado anual a queda é de 35%. As exportações de grãos da Ucrânia nos primeiros 17 dias de outubro caíram apenas 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado, apesar do fechamento de vários portos marítimos e da invasão russa, informou o Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.Para o governo que está em confronto militar com a Rússia desde fevereiro, essa é uma boa notícia: significa que os embarques já estão em ritmo semelhante aos mexpectativas exportações eua: eses anteriores ao início da guerra. Um dado que serve de parâmetro é que, até agora, na campanha comercial 2022/23 na Ucrânia, exportou 10,8 milhões de toneladas (milho, trigo e cevada), 35% abaixo dos 16,5 milhões de 2021/22. Nestas duas primeiras semanas de outubro, a Ucrânia já embarcou 2,12 milhões de toneladas de cereais, apenas 50 mil a menos que os 2,17 milhões do mesmo período de outubro de 2021.
ACORDO
Ontem, a Rússia disse a um alto representante das Nações Unidas que a extensão de um acordo histórico de grãos no Mar Negro dependia de o Ocidente facilitar as exportações de fertilizantes e produtos agrícolas do país que iniciou a invasão em fevereiro deste ano. Já o porta-voz da ONU disse que a reunião em Moscou foi positiva e construtiva – citando conversas sobre os corredores de exportação de grãos da Ucrânia em uma joint venture entre Rússia, Turquia, Ucrânia e ONU.
ARGENTINA
1,8 MILHÃO DE HECTARES DE TRIGO AFETADOS PELA SECA: De acordo com o monitoramento da Tabela Nacional de Secas, com “a intensificação das condições de déficit hídrico” 53 departamentos do centro do país foram elevados à categoria de seca severa. Vale lembrar que a falta de água, embora seja geral nas regiões agrícolas, foi fortemente sentida nos últimos meses no sudeste de Córdoba, no norte de Buenos Aires e no sul de Santa Fé. Nesse contexto, o relatório quantificou a área afetada pelo cultivo de trigo em 1,8 milhão de hectares. Isso é pouco mais de 30% da área que, estima-se, será colhida até o final do ano