HOME | Destaques | Fertilizantes

Mapa participa da criação de centro de fertilizantes e nutrição de plantas

Iniciativa marca o primeiro passo para reduzir a dependência de fertilizantes importados e fortalecer a autonomia tecnológica do Brasil

Mapa participa da criação de centro de fertilizantes e nutrição de plantas

Servidores e parceiros participam da assembleia de criação do centro de fertilizantes. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

Foto do autor Redação RuralNews
15/10/2025 |

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nesta segunda-feira (13), da assembleia que criou o Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP). A iniciativa marca o início de um esforço para diminuir a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados e, ao mesmo tempo, ampliar a autonomia tecnológica do setor.

Hoje, o país importa cerca de 85% dos fertilizantes que utiliza. Essa dependência aumenta a vulnerabilidade do agronegócio diante de crises geopolíticas e variações de preços internacionais. Além disso, mais de 90% das tecnologiasaplicadas vêm de regiões com solos e climas diferentes, o que reduz a eficiência agronômica e eleva o impacto ambiental. Por isso, o CEFENP surge como solução estratégica.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

Objetivos e estratégias do novo centro

O CEFENP tem como meta tornar a agropecuária brasileira mais competitiva e sustentável. Além disso, o centro facilitará o acesso a tecnologias de nutrição de plantas adaptadas às condições tropicais, de baixo carbono e com maior eficiência produtiva.

Dessa forma, o projeto busca integrar governo, setor privado e universidades para acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Consequentemente, o país poderá reduzir custos de produção e fortalecer a segurança alimentar.

Parcerias institucionais e papel do Mapa

O Mapa liderou a criação do centro em parceria com a Embrapa e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Rio de Janeiro. A ação seguiu as diretrizes do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CONFERT) e recebeu apoio da Câmara Técnica de Assuntos Agrícolas.

Essas parcerias reforçam o papel do Mapa na execução do Plano Nacional de Fertilizantes, que tem como foco ampliar a produção interna e reduzir a dependência externa. Assim, o CEFENP surge como um passo concreto para modernizar o setor e promover a autonomia tecnológica do país.

Próximos passos e lançamento internacional

Nos próximos meses, o centro avançará na definição de sua estrutura jurídica e organizacional. O lançamento oficial deve ocorrer durante a COP 30, em Belém, em novembro de 2025. Na ocasião, o CEFENP apresentará soluções inovadoras de governança e tecnologias sustentáveis para uma agricultura mais resiliente e produtiva.

Além disso, a assembleia consolidou uma ampla aliança entre governo, universidades e indústria. Participaram representantes dos governos do Rio de Janeiro e de Mato Grosso, além da Pesagro/RJ, INEA/RJ e universidades como UFV, UFMT, UFRJ, UFG e UFRRJ.

Por outro lado, entidades do setor, como Sinprifert e Abisolo, garantiram a representatividade institucional. A dimensão internacional ficou reforçada com a presença do IFDC, do DEFRA (Reino Unido) e da UNIDO (ONU).

Em seguida, Petrobras, Embrapa, Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Centro de Tecnologia Mineral (CETEM)devem integrar oficialmente a iniciativa em 2025, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

Reconhecimento e engajamento setorial

Durante o evento, realizado no Dia Mundial dos Fertilizantes, o Sinprifert entregou o Prêmio Embaixadores da Soberania Alimentar 2025. No Governo Federal, o reconhecimento foi concedido ao CONFERT, representado pelo Mapa e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Assim, a criação do CEFENP simboliza um avanço estratégico para o agronegócio brasileiro. Além disso, reforça o compromisso conjunto com uma agricultura mais autônoma, tecnológica e sustentável.

TAGS: #Mapa # Centro de fertilizantes
# Nutrição de plantas # Ministério da Agricultura e Pecuária # CEFENP # Fertilizantes
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas jardinagem2
Publicidade
Banner publicitário