INÍCIO AGRICULTURA Feiras

Expoagro Afubra começa nesta terça-feira

Diversificação, informação e difusão de tecnologias são o foco do evento promovido pela Afubra
Imagem do autor

Publicado em 18/03/2024

De 19 a 22 de março, ocorre, em Rio Pardo, a Expoagro Afubra 2024, uma das mais tradicionais feiras da agricultura familiar. O evento é organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e sediado no Parque de Exposições da entidade, em Rincão Del Rey. Nesta 22ª edição, serão mais de 500 expositores, destes, 216 agroindústrias familiares, espalhados em 35 hectares.

A feira de 2023 registrou um faturamento de R$ 347,3 milhões, um valor 57,27% maior que o registrado na edição passada. O público também surpreendeu a organização. Nos quatro dias de feira, 186 mil visitantes passaram pelo parque — 6 mil a mais. A 22ª Expoagro Afubra contou com 523 expositores.
Expoagro Afubra 2024 come;a amanhã, terça, em Rio Pardo
Expoagro Afubra 2024 come;a amanhã, terça, em Rio Pardo

O coordenador-geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, lembra que, ao ser fundada, em 1955, um dos principais objetivos da Afubra era buscar formas para que os produtores de tabaco pudessem produzir os próprios alimentos e diversificar suas propriedades. “Com o tempo, passamos a desenvolver feiras e dias de campo sobre as mais diversas culturas, tanto para subsistência, como com foco na diversificação de renda. A feira entra neste contexto”, afirma Dornelles.


Espaço de Inovação do Agro


O Espaço de Inovação do Agro tem se consolidado na programação da feira. Trata-se de um local que busca promover uma experiência focada em fomentar oportunidades de negócios e fortalecer o ecossistema local de inovação. Em 2024, a novidade será a Arena de Robótica, com a participação de escolas. Integram, ainda, a programação, apresentações de startups para o agro, ações de empreendedorismo, fóruns voltados à educação rural, informações e ações para levar tecnologia e inovações ao campo, entre outras atrações.








Agricultura Familiar

O tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, ocupa uma área de 3.480 metros quadrados e contará com 216 agroindústrias. Lá, o visitante encontrará produtos de origem animal (embutidos, queijos, lácteos e mel, entre outros), produtos de origem vegetal (pães, cucas, bolachas, geleias, chimiers, frutas cristalizadas e conservas), bebidas (licores, sucos, vinhos, espumantes e cachaças, além de artesanato rural, plantas e flores. A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pela Afubra, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar e Fetag-RS.




Bolsa de Sementes

Uma novidade da 22ª Expoagro Afubra será a programação organizada para o Bosque Verde é Vida (atrás do Restaurante 2). As atividades serão desenvolvidas com escolas parceiras demonstrando as ações da Bolsa de Sementes. Já o Pavilhão da Bioenergia também terá atrações diferentes nesta edição. Os visitantes da Expoagro Afubra poderão conhecer as ações do Programa de Coleta de Óleo Saturado: como são as atividades da escola e como são tratados os resíduos.







Energias renováveis

A Afubra Verde Energia Solar promoverá o Primeiro Workshop de Energias Renováveis. Nos lotes 273-A e 274-B haverá encontros com especialistas, apresentação de cases e demonstrações de produtos inovadores, abordando os temas de energia limpa, como a solar e fotovoltaica, biomassa e hidrogênio verde, além de explicações sobre carbono neutro e de ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança).

A feira contará com o Pavilhão dos Animais (equinos, bovinos, ovinos, caprinos e coelhos), compra de crédito, palestras, fóruns, seminários e oficinas sobre campo, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia. Além de exposição de máquinas e equipamentos, lavouras demonstrativas, dinâmica de máquinas, Dia do Arroz e piscicultura, entre outras.





2ª Expoagro Afubra



Quando: 19, 20, 21 e 22 de março de 2024

Onde: Parque da Expoagro Afubra – BR 471, km 161, Rincão del Rey, Rio Pardo (RS)

Horário: 8h às 18h, com entrada franca

Expositores: mais de 500, entre empresas, instituições, entidades e agroindústrias

Estacionamento interno gratuito para 15 mil veículos

Informações: Site: www.afubra.com.br / E-mail: [email protected]


Expoagro Afubra 2024 come;a amanhã, terça, em Rio Pardo

Expoagro Afubra 2024 come;a amanhã, terça, em Rio Pardo

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.