Publicidade
Feiras e Eventos 23-03-2022 | 17:21:00

Renovigi e empresas credenciadas marcam presença no Show Safra

Evento do agronegócio discutirá necessidade de projetos de energia solar fotovoltaica para garantir mais eficiência e produtividade no campo


Por: Redação RuralNews


E é para lá que as atenções estão voltadas entre os dias 22 a 25 de março, quando ocorre mais uma edição do Show Safra, evento realizado anualmente pela Fundação Rio Verde, com foco comercial e técnico para temas relacionados ao agronegócio. As culturas da safra principal e da segunda safra, além da feira de máquinas, equipamentos, produtos e serviços, estão reunidos em um só evento que ocupa uma área de 250.000 m². A área cultivada com soja, milho e algodão nos municípios sob a área de influência do evento é responsável por até 70% da produção do Estado de Mato Grosso.
O evento é, por tudo isso, propício para as discussões em torno das oportunidades envolvendo a geração de energia solar fotovoltaica. Cada vez mais tem crescido o uso de energia solar no campo: o setor rural representa hoje 13,7% do total de potência instalada em termos de geração distribuída solar fotovoltaica no país, segundo dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Para este ano, conforme análises setoriais, há uma previsão de que o setor do agronegócio tenha incremento de potência de energia solar instalada de cerca de 230% em relação ao ano anterior, por conta do período de vacância do novo marco de energia distribuída (Lei 14.300) que termina no início do mês de janeiro de 2023. Esse número não contempla a agroindústria, mas somente as unidades consumidoras em tarifação B2 Rural, ou seja, pequenas, médias e grandes fazendas.

Charles Gonçalves Bispo, Gerente de Vendas para a Região Centro-Oeste da Renovigi Energia Solar - maior fabricante de sistemas fotovoltaicos no Brasil - reconhece a importância cada vez maior da energia fotovoltaica e de estar cada vez mais presente junto ao agronegócio brasileiro, devido ao seu protagonismo interno e global. "Desde que foi instituída a possibilidade de geração própria de energia por meio da RN 482/2012 ANEEL, já foram investidos cerca de R$ 3,4 bilhões em energia solar, gerando mais de 26 mil empregos diretos e indiretos. O agro corresponde a aproximadamente 16,18% do total da potência instalada em geração distribuída solar em todo o território nacional", informa Charles Bispo.

O PIB do agronegócio brasileiro alcançou uma participação de 27,4% no PIB nacional, sendo a maior fatia desde 2004, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com a CNA (Confederação Nacional de Agricultura). O setor cresceu 8,3% em 2021 e foi uma das grandes âncoras da economia.
Como os custos com energia elétrica para o agronegócio são altos e correspondem a uma parcela significativa dos investimentos na produção, a energia solar permite economia relevante para as atividades intensivas em eletricidade, proporcionando liberdade para que sejam feitos mais investimentos no negócio. Outra vantagem de gerar a própria energia é não depender mais das instabilidades que ocorrem nas zonas rurais no fornecimento das redes de energia convencionais, permitindo que os produtores não sofram com as interrupções e taxas flutuantes de energia que acabam impactando na economicidade dos empreendimentos.

Vagner Marcos Rhoden, Sócio Proprietário da Vento Minuano Energia Solar, credenciada Renovigi, que está presente ao evento e tem sede no mesmo município onde ocorre o Show Safra - em Lucas do Rio Verde (MT), comenta que "é comum que o gasto de energia por esse setor seja alto, já que a demanda de cultivo de vegetais e criação de animais aumenta todos os dias. Além disso, também há gasto de eletricidade para preparo e transporte de produtos agrícolas". A empresa possui a preocupação constante em atender as necessidades de sustentabilidade e redução de custos para os negócios de seus clientes, desenvolvendo projetos na área de geração de energia fotovoltaica e biomassa, realizando projetos, instalação e pós-venda em todo os estados brasileiros. "Deixe o sol pagar a sua conta", é um dos lemas que a empresa utiliza.

Outra empresa credenciada da Renovigi, que está presente no Show Safra, é a Solturi, sediada em Jaraguá do Sul (SC), mas também com forte atuação na Região Centro-Oeste do país. Bruno Mesch, Gerente Nacional da empresa, comenta sobre uma das vantagens dos sistemas Renovigi: "Todos os geradores da marca possuem sistemas de monitoramento da geração de energia, ou seja, você pode acompanhar em tempo real tudo por meio do aplicativo, estando disponíveis em seu celular ou computador dados e gráficos do sistema". Bruno Mesch também reconhece os benefícios gerados pela energia solar na área rural: "Na agricultura, pecuária ou residências, a tecnologia fotovoltaica está presente, auxiliando na economia. Com o apoio da energia solar, irrigar, refrigerar ou realizar outros processos que precisam de eletricidade se torna mais barato."
Gustavo Müller Martins, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Renovigi, confirma a importância do agronegócio na estratégia de atuação da empresa: "É uma área com alto uso de tecnologia, que agrega inovação e sustentabilidade, o que está totalmente alinhado ao nosso portfólio de soluções. Além disso, a evolução das linhas de crédito e financiamento que temos a oferecer possibilitam ao produtor rural a compra de equipamentos para a geração de energia fotovoltaica de forma mais fácil, muitas vezes com meses de carência e taxas de juro baixíssimas", complementou.

TAGS: Show Safra - Renovigi




Publicidade