Publicidade
Feiras e Eventos 22-03-2022 | 14:54:00

Brado destaca operações em Mato Grosso durante o Show Safra 2022

Modelo das operações multimodais do mercado interno que atendem diferentes tipos de cargas entre produtos agropecuários, matérias-primas e itens industrializados serão apresentados no estande da empresa


Por: Redação RuralNews


Planejada para operar no sistema _round-trip_ (viagem completa), com trens totalmente carregados percorrendo grandes distâncias e os caminhões como parceiros operando trajetos curtos para uma operação eficiente de ponta a ponta, a Brado transporta cerca de 25 tipos de cargas entre matérias-primas, produtos agropecuários e itens industrializados, atendendo mais de 60 clientes dentro do País. Outro destaque nessa operação é o uso de vagões double-stack, que permitem operar com contêineres empilhados em dois níveis (trem de dois andares) em trajetos de longas distâncias﹒Essa modalidade de transporte atrelada ao uso de contêineres de 53 pés garante um ganho superior a 40% na capacidade de transporte de trens de carga. Para o presidente da Brado, Marcelo Saraiva, a Show Safra abre espaço para que as empresas exponham seus principais cases de sucesso.
“O Mato Grosso, e em especial Lucas do Rio Verde, é sem dúvida o coração do agronegócio brasileiro, mas também é uma região com muito potencial para atender outras áreas correlatas. A presença na feira é uma oportunidade especial para discutirmos novas soluções logísticas e oportunidades de mercado” afirma Saraiva.

Dentro da logística multimodal que atende os municípios de Mato Grosso e as cidades do interior paulista, a empresa movimenta no fluxo de ida (saindo de MT) as commodities como milho, ração e óleo vegetal. O milho, por exemplo, é recebido e armazenado em silos separados no Terminal de Rondonópolis. Isso assegura a qualidade das quase 600 mil toneladas transportadas por ano, que atendem o consumo no mercado paulista. Na volta para Mato Grosso, os contêineres são carregados com bens de consumo diversos (alimentos, bebidas, materiais de construção, produtos de limpeza).

“É por isso que afirmamos que somos a melhor distância entre gente que produz e gente que consome. Por meio da solução logística da Brado levamos para o produtor de Mato Grosso os mais diversos bens de consumo, produtos industrializados, materiais de construção, agroquímicos, fertilizantes, ou seja, tudo para facilitar e tornar mais fácil a vida do produtor”, ressalta Saraiva.
Cases do mercado interno e de exportação serão apresentados na feira que iniciou nesta terça-feira (22)

Algodão é destaque nas operações de exportação

Além do mercado interno, outro destaque na operação da Brado foi a exportação do algodão cultivado em Mato Grosso. Em 2021, a empresa transportou mais de 200 mil toneladas da pluma, correspondendo a 25% do market share do produto no Estado. O resultado pode ser atribuído não somente ao crescimento da área plantada, mas também da utilização do novo armazém exclusivo para pluma de algodão no terminal de Rondonópolis. O local opera no conceito de movimentação _“One Piece Flow”_ - fluxo de movimentação que garante que mais agilidade na descarga dos caminhões e carregamento dos contêineres. Nesse sistema, os estoques secundários são eliminados, garantindo mais produtividade. No total, são 6.410 m² de área útil, capacidade de armazenar 5.112 fardos e 14 docas que permitem carregar os contêineres simultaneamente. Em novembro do ano passado, a Brado bateu recorde no volume de contêineres estufados de pluma de algodão em um único mês, totalizando 1.518 contêineres.
Para 2022, as perspectivas seguem positivas, conforme levantamento feito pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA) com as associações estaduais, a área plantada brasileira de algodão deverá alcançar 1,547 milhão de hectares na safra 21/22, um aumento de 13,5% com relação à safra 20/21.

Multimodalidade e eficiência

Seja no mercado de exportação ou importação, a multimodalidade gera uma relação do tipo ‘ganha-ganha’, tanto em termos de atividade econômica e geração de empregos, como em aspectos ambientais, já que é uma operação mais limpa e que reduz significativamente as emissões de gases nocivos à atmosfera.
 “Planejamos as rotas sempre considerando uma operação multimodal que tenha como prioridade uma logística limpa e eficiente”, destaca Saraiva. “Nós disponibilizamos aos nossos clientes uma plataforma em que é possível calcular os benefícios que a multimodalidade proporciona”, complementa.


Por meio do Green Log, ferramenta desenvolvida pela Brado e disponível no portal do cliente, é possível calcular valores mensais e totais de emissões evitadas de gás carbônico, há detalhes como o indicador de emissão ferroviária, que expressa os gramas de CO2 não-lançados no meio ambiente para cada unidade de peso transportada e distância percorrida. As informações comparativas mostram ainda quanto a redução de emissões equivale em comparação com gases gerados por automóveis ou em número necessário de árvores para compensar o impacto da poluição.


Conforme dados da plataforma, em 2021, os clientes da empresa deixaram de emitir mais de 254 mil toneladas de CO². O número representou um aumento de 11% em relação a 2020 e o equivalentes à emissão anual de quase 55 mil veículos. O volume de CO²que deixou de ser emitido necessitaria de mais de 1,8 milhão de árvores para ser integralmente absorvido.


Serviço
Brado na Show Safra
Data: 22 a 25 de março
Endereço: Estrada
Estande: C34
Horário: 8h às 18h



TAGS: Brado - Mato Grosso




Publicidade