Segundo o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, a grande novidade desta edição foi o convite à mídia nacional especializada em agronegócios para promover uma imersão completa nos sistemas produtivos das principais atividades de Mato Grosso. “Estou muito contente em poder realizar este encontro de jornalistas e comunicadores do agro que vem de São Paulo e outros estados do Brasil para conhecer o Mato Grosso. Nosso estado é uma potência, realmente muito importante para o Brasil e que produz muito para o mundo, com isso as pessoas irão falar sobre Mato Grosso com um grau de conhecimento. Quero parabenizar ao Delgado do Agronews que nos trouxe essa ideia de trazer esse pessoal aqui e acredito que vai ser um movimento muito legal.”, agradece Nogueira.
Com o título de “Road-show para Jornalistas e Influenciadores Agro MT“, o grupo formado por profissionais da comunicação de diversas regiões do país, incluindo a imprensa local, realizará visitas in loco em um roteiro que prevê atividades em campo, palestras expositivas, coletiva de imprensa nacional e distribuição de conteúdos institucionais aos profissionais convidados. As visitas acontecerão em formato de “Dia de Campo”, com apresentação teórica interligada com momentos de prática, onde os jornalistas convidados terão a oportunidade de produzir conteúdos a partir da experiência vivida. A realização do Road-Show MT é do Sindicato Rural de Cuiabá e organizado pelo Portal Agronews® e pela Texto Comunicação, que é a idealizadora do projeto Road-Show.
Para o fortalecimento da pecuária mato-grossense, está previsto um dia inteiro destinado ao tema, onde o grupo de jornalistas visitará propriedades como: Fazenda Fartura – Grupo Bom Futuro, Fazenda Serrinha – Especializada em carnes nobres, Agropecuária GV5 – Referência em genética de gado leiteiro, Fazenda Boqueirão – Um case de sucesso na integração pecuária-floresta, Estância Oasis – Programa de melhoramento Nelore. Além disso, o grupo se integrará ao restante da programação contida no Fórum das Cadeias Produtivas que está contido na programação geral da 54ª Expoagro.
Sobre o Fórum das Cadeias Produtivas
Com início no dia 04 de julho, às 19h, no Centro de Evento da Acrimat, no Parque de Exposições de Cuiabá, a palestra de abertura será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), Ricardo Nicodemos. Após a abertura oficial da feira agropecuária, o Fórum segue até o dia 07 de julho, com palestras diárias sobre temas diversos. No dia 05/07, com início a partir das 16h, os assuntos debatidos abordarão logística e infraestrutura de escoamento, empreendedorismo e as ações realizadas pela gestão municipal da Capital com foco no desenvolvimento agropecuário de Cuiabá.
De acordo com o diretor financeiro do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente Falcão, é a primeira vez que o Fórum dedicará um dia exclusivo para apresentar temas relacionados diretamente ao agro na Capital. “Somos o estado campeão na produção agrícola no Brasil, com diversos municípios de destaque no cultivo de grãos, fibras e carne, mas não podemos deixar de olhar com atenção para Cuiabá, que concentra serviços, ações e projetos diretamente relacionados ao desenvolvimento agrícola do estado”, ressalta Falcão.
Seguindo com a programação, o Fórum das Cadeias Produtivas traz ainda, no dia 06/07, a partir das 16h, o tema da ‘Economia Verde’. Assuntos em alta no segmento do agronegócio, como carbono neutro, pagamento por serviços ambientais estarão em debate.
E fechando as palestras, no dia 07/07, também com início às 16h, o foco será a pecuária sustentável desenvolvida em Mato Grosso. “Nesse dia, o público poderá conhecer um pouco mais sobre importantes iniciativas que já estão sendo colocadas em prática pelo pecuarista do estado, como a linha de carnes produzida com selo verde e reconhecida pela Nelore do Brasil por práticas sustentáveis. Além, dos programas Bezerro Sustentável e Fazenda Pantaneira Sustentável”, afirma o diretor financeiro do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente Falcão.
Fonte: Agronews