Feijão
03-09-2023 | 7:00:00
Por: Ibrafe
IBRAFE recebe Menção Honrosa da ALEP
Para o presidente do IBRAFE, receber o reconhecimento pelo trabalho executado em prol da cadeia produtiva do Feijão e Pulses é uma grande honra
Por: Ibrafe
Por proposição do deputado Ney Leprevost, a Menção foi entregue em sessão solene, em comemoração ao Dia da Criação do Paraná, alusiva a Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853. Foram homenageadas personalidades da sociedade paranaense que contribuíram para elevar o nome do estado nas mais diversas áreas do conhecimento.
“Temos que comemorar com muita alegria essa data porque o Paraná tornou-se um dos principais estados do Brasil. Aqui miscigenaram-se os mais diversos povos que convivem com espírito solidário, construtivo para fazer do Paraná a quarta economia do país”, declarou o deputado.
Para o presidente do IBRAFE, receber o reconhecimento pelo trabalho executado em prol da cadeia produtiva do Feijão e Pulses é uma grande honra. “É uma consideração especial do estado que mais produz Feijões para com setor, chancelando o IBRAFE, que tem sua sede nacional no Paraná, pela relevância do trabalho que estamos fazendo”.
Trajetória
Em 2005, foi exatamente na Assembleia Legislativa do Paraná que iniciou a primeira conquista do IBRAFE, em relação à crédito presumido do ICMS sobre o Feijão, que beneficiou não só o Paraná, mas acabou justificando que outros estados tomassem a mesma providência, facilitando, assim, para que o Feijão fosse acessível ao consumidor.
A entidade vem atuando, também, lado a lado com a pesquisa, incentivando o desenvolvimento de novas cultivares e defendendo que o setor tenha recursos para continuar avançando e para que proporcione viabilidade econômica para o produtor, com preço justo para o consumidor.
Durante estes 17 anos, o IBRAFE tem atuado em várias frentes, entre elas o incentivo à exportação de excedentes, com diversos acordos de cooperação assinados este ano, entre outros com a Índia e a China, com o apoio da APEX Brasil e os exportadores.
Também fazem parte do escopo do IBRAFE o incentivo ao consumo e a divulgação de informações relevantes sobre a importância nutricional do Feijão e das Pulses na alimentação, garantindo a segurança alimentar. O projeto mais recente é uma parceria com médicos da Bahia, que prevê a conscientização do público que utiliza suplementos proteicos sobre os perigos do uso em excesso, propondo a doação de Arroz e Feijão por parte dos usuários de whey protein para pessoas em vulnerabilidade social.
Presenças
Estiveram à mesa da sessão solene, presidida pelo deputado Ney Leprevost (União Brasil), o Arcebispo Emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacóia; o secretário de estado da Fazenda do Paraná, Renê Garcia; a secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; os ex-governadores, Orlando Pessutti, Cida Borghetti e Mario Pereira; o desembargador Jorge Xisto Pereira; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); o desembargador, Paulo Roberto Hapner, e o presidente do Movimento Pró-Paraná Marcos Domakoski.