HOME | AGRICULTURA | Feijão

RS: Colheita do feijão chega a 70%

A área cultivada no Estado está avaliada em 25.264 hectares, conforme a Emater-RS/Ascar

Redação RuralNews
Publicado em 29/03/2024 | 09:12:00 314 Views
A área colhida de feijão 1ª safra na região de maior produção do Rio Grande do Sul – Campos de Cima da Serra – atingiu 15%, e a maior parte das lavouras está em fase de maturação (60%). Com isso, a colheita no Estado alcançou 70%; 20% estão maduros; e 10% em enchimento de grãos. A área cultivada no Estado está avaliada em 25.264 hectares. A produtividade estimada é de 1.930 quilos por hectare.Caxias do Sul - Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a principal atividade realizada durante a semana foi a dessecação em preparação para a colheita, a qual deve se intensificar nos próximos dias e perdurar até meados de abril. A cultura demonstra potencial elevado de rendimento, e a expectativa é que a média de produção se situe em torno de 2,4 mil quilos por hectare.Pelotas - Na de Pelotas, é fase final de safra. As precipitações, ocorridas em 20 e 21/03, ocasionaram a interrupção do processo de colheita, mesmo sendo realizada manualmente.Feijão 2ª safra - A área cultivada em 2ª safra no Estado está estimada em 19,9 mil hectares. Entre as fases 50% estão em fase vegetativa, 20% em floração, 16% em enchimento de grãos, 7% em maturação e 1% colhido. A produtividade está projetada em 1.568 quilos por hectare.Frederico Westphalen - Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a área destinada à segunda safra é pouco superior a 6 mil hectares. A cultura encontra-se em estágios distintos de desenvolvimento: 68% na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo; 12% em floração; e 20% em enchimento de grãos. A expectativa de rendimento é de 1.814 quilos por hectare.Ijuí - Na de Ijuí, apenas 8% das lavouras encontram-se em estágio vegetativo, indicando rápida transição para o estágio reprodutivo. As plantas exibem crescimento vigoroso, folhas bem desenvolvidas e coloração verde intensa. É observado alto número de vagens por planta, sugerindo potencial produtivo promissor. Aproximadamente 6% das lavouras estão iniciando a fase de maturação, com grãos bem formados, tegumento liso e coloração intensa.Soledade - Na de Soledade, as temperaturas e a umidade do solo adequadas bem como o predomínio de radiação solar contribuíram para o desenvolvimento das lavouras. As plantas estão entrando na fase reprodutiva e apresentam boa estatura e florada Em geral, a pressão de doenças e pragas é considerada baixa. Em relação às fases de desenvolvimento da cultura, 39% estão em desenvolvimento vegetativo, 55% em fase de florescimento, 5% em enchimento de grãos, e 1% em maturação.Comercialização (saca de 60 quilos) - O levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar indica que a cotação média da saca de feijão no Estado, na semana, passou de R$ 346,70 para R$ 317,70, representando retração de 8,36%.



TAGS:

Comentários

Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Comente a matéria:

Banner publicitário
Logomarca RuralNews

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

Newsletter

Recebe nosso resumo de notícias diariamente

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.