Safra recorde impulsiona soja e milho no mercado externo
Brasil deve fechar dezembro com forte alta nas exportações de soja, milho e farelo, graças à boa oferta interna e ao apetite internacional
Safra recorde mantém o Brasil na liderança das exportações globais de grãos. Foto: Canva
As exportações brasileiras de soja devem encerrar dezembro em 3,33 milhões de toneladas, segundo nova estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O volume supera em cerca de 500 mil toneladas a projeção divulgada na semana passada. Além disso, representa mais que o dobro do embarcado em igual período de 2024, quando o país exportou 1,47 milhão de toneladas.
Esse avanço decorre da safra recorde colhida em 2025, que garantiu oferta suficiente para manter o fluxo de exportações mesmo na entressafra. A demanda da China também permanece firme, o que sustenta os envios.
No caso do milho, a Anec estima embarques de 6,30 milhões de toneladas em dezembro. O número supera tanto a previsão anterior, de 4,99 milhões, quanto o volume exportado no mesmo mês do ano passado, o que representa um incremento de 2,7 milhões de toneladas.
O farelo de soja também entra na lista de revisões positivas. A exportação prevista subiu para 1,83 milhão de toneladas, frente a 1,33 milhão estimada anteriormente. Na comparação anual, o setor aponta um resultado levemente superior.
