Exportações colocam MS entre líderes nacionais de soja e milho
Estado responde por mais de 5% das exportações nacionais de soja e se mantém entre os líderes em grãos
Produção de soja e milho impulsiona a participação de Mato Grosso do Sul nas exportações brasileiras de grãos. Foto: Aprosoja MS / Divulgação
Mato Grosso do Sul consolidou sua posição entre os cinco maiores estados exportadores de grãos do Brasil em 2025. O estado ficou atrás apenas de Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul, segundo dados do Boletim de Exportação da Aprosoja/MS.
Ao longo do ano, as exportações de soja somaram 5,7 milhões de toneladas, o que gerou uma receita aproximada de US$ 2,3 bilhões. Já o milho alcançou 1,8 milhão de toneladas embarcadas, com faturamento estimado em US$ 369 milhões.
Como resultado, o desempenho reforça a relevância do estado no comércio internacional de grãos e amplia sua participação no cenário nacional.
Soja tem China como principal destino
A soja produzida em Mato Grosso do Sul teve a China como principal destino, responsável por 85,5% do volume exportado. Em seguida, apareceram Paquistão, com 7,5%, e Tailândia, com 7%.
No milho, as vendas externas foram mais diversificadas. Os principais compradores foram Irã (41%), Japão (18%), Egito (15%), Arábia Saudita (11%), Vietnã (8%) e Iraque (3%). Outros mercados responderam, juntos, por 5% do total exportado.
Participação no cenário nacional
No acumulado de 2025, Mato Grosso do Sul respondeu por 5,3% de toda a soja exportada pelo Brasil. No milho, a participação foi de 4,6% do volume nacional.
De acordo com a Aprosoja/MS, a ampliação e a diversificação dos mercados compradores fortalecem o setor. Além disso, a estratégia reduz riscos comerciais e contribui para a competitividade do grão brasileiro no exterior, especialmente em um cenário de maior disputa entre exportadores.
