CNA e ApexBrasil avaliam novos mercados para grãos
Reunião tratou da diversificação de exportações e da criação de projeto setorial para novas culturas
CNA e ApexBrasil analisam novas culturas com potencial de exportação e oportunidades de mercado
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (28), com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo foi discutir oportunidades de exportação e abrir novos mercados para culturas alternativas de grãos.
O encontro contou com Ulisses Pimenta, coordenador de Análise de Mercado da ApexBrasil, e Rodrigo Wutke, especialista da Gerência de Inteligência de Mercado. Eles apresentaram a ferramenta Mapa de Oportunidades, criada para identificar mercados potenciais e tendências internacionais.
Durante a reunião, o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, destacou a importância de ampliar o leque de culturas exportáveis. “Hoje temos opções principalmente para a segunda safra”, afirmou.
Além disso, o assessor técnico da Comissão, Tiago Pereira, apresentou produtos com potencial de crescimento, com foco inicial em Mato Grosso do Sul. Ele explicou: “Estamos analisando alternativas que vão desde sorgo, gergelim e pulses até carinata, um grão de interesse crescente na Europa para produção de SAFs (combustíveis sustentáveis de aviação)”.
A coordenadora de Produção Agrícola da CNA, Ana Lenat, também participou da reunião. Ela destacou a importância de avaliar o potencial de comoditização dessas culturas. Além disso, apontou que compreender a demanda internacional é fundamental para consolidar novas oportunidades comerciais para o agronegócio brasileiro.
Como próximo passo, CNA e ApexBrasil vão definir as culturas prioritárias para estruturar um projeto setorial. O objetivo é mapear todo o ecossistema de oportunidades, incluindo produção, mercado e logística.




