Brasil conquista novo mercado para peixes ornamentais com exportação ao Uruguai
Setor agropecuário chega a 387 aberturas de mercado desde 2023 com apoio do MAPA

Exportações de peixes ornamentais vivos ampliam presença do Brasil no mercado uruguaio. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

O Brasil conquistou mais uma abertura de mercado para seus produtos agropecuários. Desta vez, o país firmou acordo com o Uruguai para exportação de peixes ornamentais vivos, ampliando as possibilidades de comércio bilateral entre os dois países.
Com uma das maiores biodiversidades de peixes ornamentais do mundo, o Brasil ganha espaço para aumentar sua presença nesse nicho de mercado. Em 2024, as exportações brasileiras para o Uruguai somaram mais de US$ 904 milhões, com destaque para carnes, produtos florestais, chá, mate e especiarias. Agora, os peixes ornamentais integram a lista de produtos aptos a ingressar no mercado uruguaio.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), esta é a 387ª abertura de mercado registrada desde o início de 2023. O resultado é fruto de uma ação coordenada entre o MAPA e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que têm atuado de forma estratégica para ampliar as oportunidades de exportação de produtos do agro brasileiro.
