Valores dos etanóis hidratado e anidro caem na primeira semana de junho, impactados pelo avanço da safra de cana e pela redução recente no preço da gasolina
Os preços dos etanóis iniciaram o mês de junho em queda, especialmente em regiões mais afastadas das principais bases de São Paulo, conforme mostram os levantamentos do Cepea. Para o etanol hidratado, esta foi a quarta semana consecutiva de baixa.
Segundo o Centro de Pesquisas, dois fatores contribuíram para esse cenário. Além do aumento gradual na oferta de etanol, impulsionado pelo avanço da safra, o anúncio da redução no preço da gasolina na segunda-feira, 2 de junho, acelerou as vendas de algumas usinas. Elas ficaram receosas de que o valor do biocombustível pudesse cair ainda mais.
As distribuidoras, por sua vez, mantiveram a cautela, buscando realizar aquisições a preços menores. Em alguns casos, conseguiram negociar valores mais baixos, mesmo enquanto compradores seguem na expectativa de futuras reduções.
Entre 2 e 6 de junho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou em R$ 2,5492/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), registrando um recuo de 2,33% em comparação com o período anterior. Já o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro encerrou a semana em R$ 2,9448/litro (valor líquido de impostos, sem PIS/Cofins), uma baixa de 3,65% na mesma comparação.