Indicador do etanol hidratado volta a subir com demanda aquecida
Com oferta limitada e demanda firme, os preços do etanol hidratado voltaram a subir em São Paulo após seis semanas de queda.
Preços do etanol hidratado voltam a subir em São Paulo com oferta menor e demanda firme. Foto: Canva
Os preços do etanol hidratado voltaram a subir em São Paulo após seis semanas consecutivas de queda. O movimento reflete o aumento da demanda e a limitação na oferta do biocombustível.
De acordo com o Cepea, distribuidoras independentes e de maior porte voltaram a comprar volumes maiores. Ao mesmo tempo, as chuvas interromperam parte das atividades agrícolas e industriais, o que reduziu a disponibilidade de etanol no mercado.
Outro ponto que contribuiu para a alta foi a postura mais cautelosa dos vendedores, que preferiram segurar os estoques nos tanques à espera de preços mais elevados.
Além disso, a proximidade do fim da safra 2025/26 na região Centro-Sul começa a dar mais sustentação aos preços.
Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 2,7365 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,77% frente à semana anterior. Já o etanol anidro teve leve queda de 0,15%, sendo cotado a R$ 3,1079 por litro, também líquido de impostos.
