Semana começa com chuva intensa no Norte e Nordeste, mas tempo segue firme em boa parte do país
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana com chuvas intensas no Norte e Nordeste, enquanto o tempo deve se manter estável em grande parte do país, com exceção de áreas pontuais no Sul e Sudeste.
Segundo dados do Inmet, os maiores volumes de chuva — que podem ultrapassar os 60 mm — estão previstos para Roraima, Amapá, norte e oeste do Pará e centro-norte do Amazonas, além do noroeste do Maranhão e litoral do Nordeste. Nestas regiões, o tempo deve permanecer instável ao longo da semana.
Já no litoral da Bahia, a previsão é de chuvas persistentes, enquanto Sergipe, Alagoas e Pernambuco também devem registrar volumes acima de 40 mm. Por outro lado, no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, a tendência é de chuvas fracas ou ausência de precipitação, com redução da umidade relativa do ar.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo segue firme, com possibilidade de chuvas pontuais e fracas no Mato Grosso, sul de Goiás e leste do Sudeste, especialmente no início da semana, com volumes abaixo de 20 mm.
No Sul do país, a semana começa com tempo aberto, mas entre os dias 18 e 19 de maio, a chegada de uma frente fria pode provocar chuvas entre 20 mm e 30 mm, principalmente no Rio Grande do Sul.