Empresas agropecuárias têm buscado parcerias com o setor de energia para adotar tecnologias sustentáveis no campo e, assim, cumprir com as metas nacionais e o esforço global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A Eva Energia, associada do Grupo Urca Energia, maior produtor de biometano do Brasil, apresentará no Show Safra 2022 uma solução que converte dejetos líquidos e sólidos em energia limpa e renovável.
Os resíduos são direcionados para biodigestores onde é captado todo o metano, tratado, purificado e transformado em biogás, que segue para os geradores e depois para a rede de transmissão de energia. Além disso, o subproduto dos dejetos com matéria orgânica pode ser transformado em biofertilizante, que é aproveitado na lavoura e no pasto, em um processo totalmente alinhado aos princípios da economia circular. A solução contribui para a preservação do meio-ambiente e sustentabilidade da operação da fazenda.
Biodigestores onde é captado o metano, tratado, purificado e transformado em biogás.
“Ao transformar os dejetos da suinocultura em biogás, que será utilizado na geração de energia renovável, a fazenda dá um destino correto para os dejetos; reduz as emissões de metano; torna a propriedade autossuficiente em energia elétrica e ainda pode vender o excedente para a distribuidora de energia local”, explica o CEO da Eva Energia, Eduardo Lima.
Referência na região central do Mato Grosso, há 2 anos o Grupo Mano Júlio implantou a solução em uma de suas fazendas em Ipiranga do Norte. Atualmente, a propriedade rural possui 3 MW em operação e produz 100% da energia que consome, o que representa uma redução de 15% na despesa com energia. O excedente é colocado na rede da distribuidora local (Energisa) e o consumidor pode comprar por um custo abaixo do mercado. o converter resíduo em energia, a Mano Julio evita a emissão de mais de 3.600 toneladas por ano de metano na atmosfera, gás 25 vezes mais poluente do que o dióxido de carbono (CO2).
Além de demonstrar a solução durante o Show Safra 2022, no dia 23 de março, às 9h40, o CEO da Eva Energia, Eduardo Lima, apresentará a palestra “Como gerar energia a partir de dejetos de proteína animal e agricultura”.
A Eva Energia atua no mercado de energia distribuída e está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do Mato Grosso. A empresa conta com cerca de 20MW de capacidade instalada, que beneficiam empresas, fazendas e consumidores em todo o Brasil, contribuindo para o meio ambiente e a economia circular.
SERVIÇO
Show Safra 2022
22 a 25 de março
Local: Fundação Rio Verde, no Km 08 da MT-449, Rodovia da Mudança, Lucas do Rio Verde.