INÍCIO AGRICULTURA Energia

Governo teme falta de água em hidrelétricas para geração de energia

Ordem do Ministério das Minas e Energia é reduzir a vazão dos reservatórios

A redução da saída de água das usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, localizadas no Rio Paraná, foi determinada nesta quarta-feira (6) pelo Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico para preservar o volume de água nos reservatórios, principalmente das regiões Sudeste e Centro-Oeste. A justificativa foi o comportamento irregular das chuvas em praticamente todo o país.

O comitê é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.
Usina Jupiá - uma das afetadas - fica na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul
Usina Jupiá - uma das afetadas - fica na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul

De acordo com o ministério, com a redução da vazão, será possível preservar cerca de 11% do armazenamento de água na Bacia do Paraná até agosto e aproximadamente 7% no Sudeste e Centro-Oeste.

Até o final de fevereiro, os reservatórios de todo o Sistema Interligado Nacional estavam com 66% da capacidade total, 14,1% a menos em comparação ao mesmo período de 2023. No caso do Sudeste e Centro-Oeste, o percentual de armazenamento de água era de 65%.

As usinas ficam localizadas entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta que, em março, a vazão das usinas do país continuarão "inferiores à média histórica para o período tipicamente úmido em curso".


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.