INÍCIO AGRICULTURA Economia

Panorama do seguro rural é tema de discussão de Comissão da CNA

Encontro da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu o panorama do seguro rural no Brasil

A Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esteve reunida, na terça (21), para discutir, entre outros assuntos, o panorama do seguro rural em 2023. Na abertura do encontro, o presidente da comissão e vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou o trabalho da entidade no acompanhamento dos recursos para o seguro rural, que há meses vem sendo pauta prioritária do setor, sobretudo com os impactos do fenômeno El Niño em todas as regiões do país.
O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, fez uma apresentação sobre os números do seguro rural neste ano e a comparação com os anos anteriores. “Em 2023 tivemos a segunda queda consecutiva de área coberta com os recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)”, disse. Rios destacou que o orçamento aprovado para este ano foi de R$ 1,06 bilhão, apenas metade do que foi proposto da CNA como ideal pelo setor, um total de R$ 2 bilhões.


“Diante desse contexto desafiador de El Niño, os instrumentos de gestão de riscos, como o seguro rural, surgem como elementos essenciais para fomentar a estabilidade e mitigar os riscos enfrentados pelos produtores. Para isso, precisamos de orçamento suficiente”, afirmou.

Em 2023 tivemos a segunda queda consecutiva de área coberta com os recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), Guilherme Rios, assessor técnico da CNA

Outro assunto debatido na reunião foram as finanças sustentáveis no setor agropecuário. O analista da Climate Policy Initiative (CPI), Phillipe Kafer, apresentou o panorama e as perspectivas dos títulos. Ele falou sobre o papel do setor na mitigação climática e preservação do ambiente e os instrumentos de financiamento para alcançar as metas climáticas.


O analista explicou que a participação brasileira na proporção das emissões globais é de apenas 3,92 %, enquanto que a da União Europeia é de 6,94%. “O agro brasileiro tem que ser visto como um aliado das políticas ambientais, e não o contrário, como se propaga na mídia”.


No encerramento do encontro, os participantes da atual edição do programa CNA Jovem, Renata Farias e Rafael Riedel, apresentaram um projeto que visa criar um canal de suporte ao produtor sobre o crédito rural. A plataforma seria um chatbot onde o produtor poderia tirar suas dúvidas sobre o crédito rural e como acessá-lo.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.