Conhecimento e tecnologia andam lado a lado e nada como encontrá-las em um só lugar. Estamos falando de mais uma etapa da Caravana John Deere / M.A. Máquinas, realizada de 15 a 17 de agosto, em uma área anexa à matriz, em Cascavel. “É o mundo John Deere mais perto do cliente”, resume o gerente da M.A. Máquinas de Cascavel, Jocemar Reis. Idealizada há dois anos, a caravana já passou esse ano por Toledo e Cascavel e agora se prepara para levar todo conhecimento e tecnologia John Deere para Campo Mourão e Medianeira.
Funciona assim: as caravanas de produtores rurais de toda a região participam de um circuito em estações montadas para mostrar o que de melhor existe em produtos, serviços e tecnologia John Deere.
O primeiro contato é na Estação do Conhecimento. Nela, os produtores e clientes recebem as boas-vindas e os consultores da M.A. Máquinas repassam as primeiras informações sobre os sistemas avançados oferecidos pela John Deere. Em seguida, todos são convidados a se dirigir para a Estação da Agricultura Digital. Lá, conforme explica o consultor estratégico de Agricultura Digital da M.A. Máquinas, Leonardo Neis, foram apresentadas as soluções de piloto automático dos equipamentos, as funcionalidades e benefícios garantidos ao cliente, que tem ao seu dispor essa tecnologia embarcada. “Também mostramos o monitoramento e as análises agronômicas que por sinal, a John Deere é pioneira nesse segmento”.
Na sequência do tour, os clientes foram para a Estação Pós-Vendas. Rodrigo Iglesias é o gerente de Pós-Vendas da John Deere Brasil e prestigiou a caravana. “Fico feliz em ver a M.A. Máquinas preparada para transmitir aos nossos clientes tudo que temos de ferramentas para esse importante mercado”. Iglesias considera o pós-vendas um pilar estratégico da John Deere. “Ela [a indústria] investe muito forte nessa divisão. É o que garante essa fidelização. Toda a atenção dada após a venda do equipamento é fundamental para que ele obtenha o retorno e rendimento necessários dos equipamentos”.
Sobre o papel do agronegócio no desenvolvimento do País, Rodrigo Iglesias resume em uma frase. “Estamos no lugar certo e no negócio certo”, disse, em alusão à potência do País nos segmentos de commodities e de proteína animal. “O Brasil, acostumado a quebrar recordes a cada ano, é uma região estratégica para a John Deere”.
Ao fim das explicações na Estação Pós-Vendas e antes de ir para a Estação Pós-Vendas Negócios, os clientes participaram de um quiz para testar o conhecimento sobre os equipamentos John Deere. E o vencedor de uma das rodadas foi o jovem Andrey Reiter, que estava acompanhado pelo pai, Jaime Reiter. Ele deu a receita para vencer o desafio. “Atenção e conhecimento”. Andrey conta que sempre que podem, pesquisa sobre os equipamentos John Deere. A família Reiter tem uma propriedade em Nova Santa Rosa e lá, obtém a subsistência explorando o cultivo de soja e milho. Andrey é a quinta geração de uma família com raízes agrícolas. “Meu sonho é ser agricultou ou engenheiro agrônomo”, revela o jovem talento. Na propriedade Reiter, a John Deere predomina, com dois tratores, uma colheitadeira e duas plantadeiras.
A caravana John Deere em Cascavel, também recebeu Celso Camarano Junior, gerente comercial pós-vendas Divisão Sul da John Deere no Brasil. “Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são a base da agricultura nacional. Foi daqui que o agronegócio se ramificou para o restante o País”, enfatiza. Essa característica de agricultura familiar torna o Sul o celeiro do Brasil. “E a presença da M.A. Máquinas é de suma importância para dar suporte e garantir esse apoio aos produtores, oferecendo tecnologia de ponta, de forma a garantir a ele um maior ganho de produtividade e rentabilidade e o que é melhor, de maneira sustentável”.
Não é por acaso que a John Deere lidera o segmento em que atua. Tudo isso se deve também aos parceiros de negócios. Foi pensando nisso que a M.A. Máquinas reservou um espaço para as empresas que também fazem parte desse case de sucesso. A consultora em Desenvolvimento Agronômico, Kethlen Aquino, elencou os oito parceiros presentes na caravana. Estavam a Geo Soil, Estimubras, Forquímica, São José, Orion, Soucy, Teejet e Pirelli. “Além das máquinas, o objetivo foi o de mostrar os parceiros que a M.A. Máquinas e a John Deere têm com as empresas, imprescindíveis para agregar valor ao nosso produto”, frisa Kethlen Aquino.
O representante técnico de vendas da Orion, Guilherme Casimiro Moreira Silva, enalteceu a parceria. “Fomos atrás do líder no mercado e a John Deere fez o mesmo. Foi o casamento perfeito”. A Orion atua com tanques inoculadores para sulco de plantio.
No primeiro dia, a caravana recebeu 40 alunos do Colégio Agrícola e 15 do projeto Pescar. No segundo, caravanas de Cascavel e Palotina e no terceiro, mais caravanas e a entrega simbólica de tratores do Programa Trator Solidário. O local também contou com áreas de demonstração tanto dos equipamentos John Deere como dos pulverizadores PLA. A praça de alimentação também não poderia faltar para recepcionar os visitantes, que tinham ainda a oportunidade de almoçar com os colaboradores da M.A. Máquinas / John Deere.
O gerente da M.A. Máquinas de Cascavel, Jocemar Reis, considera a caravana um evento para as famílias rurais, desde o pai, filho e mulher agricultora. “É um local onde é possível conferir de perto a qualidade e as inovações dos produtos John Deere”. Quem participou, teve a oportunidade de adquirir os produtos John Deere com condições especiais.