Agroindústria tem alta de 1,6% no 1º trimestre, segundo FGVAgro
Setor foi impulsionado por Produtos Não-Alimentícios, enquanto Alimentos e Bebidas recuaram ligeiramente no período

Produção agroindustrial cresce no início do ano, com destaque para insumos e produtos não-alimentícios. Foto: Canva

A produção agroindustrial cresceu 1,6% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, conforme aponta levantamento do FGVAgro. Em março, o avanço foi ainda mais expressivo: 3,6% ante o mesmo mês do ano anterior.
O resultado trimestral foi impulsionado pelo desempenho do setor de Produtos Não-Alimentícios, que registrou alta de 4,1%. Em contrapartida, Produtos Alimentícios e Bebidas tiveram retração de 0,1%.
No mês de março, entre os destaques positivos, o setor de Insumos Agropecuários apresentou crescimento de 39,6%, marcando a nona alta consecutiva após um período prolongado de quedas. Foi o melhor mês de março para o setor na série histórica iniciada em 2003. O bom resultado é atribuído à redução dos preços dos nitrogenados, à boa relação de troca para diversas culturas e ao aumento na produção de defensivos, tratores, máquinas, adubos e fertilizantes.
Por outro lado, em março de 2025, os setores de Bebidas Alcoólicas (-1,7%), Biocombustíveis (-18,6%) e Fumo (-10,9%) registraram quedas interanuais.
Segundo o FGVAgro, a principal questão a ser acompanhada nos próximos meses será a capacidade da Agroindústria de manter esse ritmo de crescimento diante das incertezas do mercado internacional e da desaceleração da economia brasileira.
