Agroindústria registra leve queda de 0,3% em novembro de 2025, aponta FGVAgro
Desaceleração econômica e incertezas externas contribuem para a retração da produção agroindustrial no mês
O volume da agroindústria caiu 0,3% em novembro de 2025 frente ao mesmo período de 2024. Foto: Canva
O volume da produção agroindustrial recuou 0,3% em novembro de 2025, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os dados são do Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), do FGVAgro. O resultado reflete a desaceleração da economia brasileira, influenciada principalmente pela política monetária contracionista do Banco Central e, em menor escala, pelas incertezas externas, incluindo as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos.
Ao detalhar os setores, os Produtos Alimentícios foram os únicos a apresentar crescimento, com alta de 4,0%, evitando que a queda fosse mais acentuada. Por outro lado, os Produtos Não Alimentícios caíram 3,6% e as Bebidas recuaram 4,2%.
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, a produção agroindustrial registrou variação de –0,2%. Para que o setor finalize o ano com crescimento frente a 2024, será necessário que dezembro apresente alta mínima de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Considerando que a média de crescimento interanual dos últimos três meses foi de 0,8%, atingir esse patamar exigirá esforço adicional.
Embora a queda de novembro não impeça a recuperação das perdas acumuladas ao longo do ano, o resultado ainda não reflete impactos positivos da revogação das tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
