O ex prefeito de Toledo/PR e deputado federal José Carlos Schiavinato, do PP, morreu na noite desta terça-feira, aos 66 anos. Ele estava internado em Brasília e foi vítima da Covid-19 e, segundo a assessoria parlamentar, sofreu uma série de infecções provocadas pelo novo coronavírus e acabou não resistindo.
"Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril", diz uma postagem no Instagram do deputado. Schiavinato estava internado desde 3 de março no Hospital Sírio-Libanês, na capital federal. Há cerca de um mês, a mulher do deputado, Marlene Schiavinato, também contraiu Covid e faleceu, no dia 12 de março.
Antes de ingressar na Câmara dos Deputados, José Carlos Schiavinato foi prefeito de Toledo (oeste do Paraná) por dois mandatos, de 2005 a 2013. Ele nasceu em Iguaraçu, na Região Metropolitana de Maringá, mas fez carreira política no Oeste do Paraná. O engenheiro foi prefeito de Toledo em duas oportunidades (2005 a 2012), deputado estadual e conquistou uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2018. Ele também teve participação destacada na Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA/PR) e na Frente Nacional de Prefeitos.
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior lamentou a morte. “Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações. Schiavinato batalhou muito em prol do Paraná como prefeito, deputado estadual, deputado federal e liderança política", afirmou o governador.