CNA discutiu no Congresso Do Grão ao Gole os desafios e oportunidades da cadeia cervejeira, destacando a produção nacional de cevada e lúpulo
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça-feira (23), do Congresso “Do Grão ao Gole”. O evento, organizado pela Academia da Cerveja em São Paulo, reuniu representantes da indústria, pesquisadores, produtores, mestres cervejeiros e especialistas. O objetivo foi debater o presente e, ao mesmo tempo, projetar o futuro da cadeia produtiva da cerveja.
A programação contou com palestras e painéis que ressaltaram o impacto da cerveja na economia, na gastronomia e no comportamento social. Além disso, o encontro destacou como a categoria também valoriza o território brasileiro, fortalecendo tradições e oportunidades.
No primeiro painel, a CNA esteve presente no debate “A Indústria da cerveja no Brasil: investimentos, tecnologias e o futuro pelo campo”.
Nesse espaço, participaram Maciel Silva, diretor técnico adjunto da CNA; Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); e Jeferson Caus, superintendente de Negócios da Cooperativa Agrária Agroindustrial.
De acordo com Maciel Silva, o congresso foi estratégico para aproximar os elos da cadeia cervejeira. Além disso, promoveu soluções conjuntas e, consequentemente, ampliou o diálogo com a sociedade sobre os benefícios socioeconômicos do agronegócio.
O representante também destacou a importância de ampliar a produção nacional de cevada e lúpulo. Para ele, estruturar cadeias de valor capazes de reduzir a dependência de insumos importados é essencial. Dessa forma, o encontro representou uma oportunidade de aprendizado a partir de experiências já consolidadas em outras cadeias produtivas.