Commodities 17-10-2024 | 19:55:00

Futuros de commodities da CBOT se recuperam e encerram com boas altas

Dados econômicos nos Estados Unidos ajudaram a motivar a alta dos preços das commodities nesta quinta-feira (17/10) na Bolsa de Chicago


Por: Rodrigo Trage


No dia foram publicados dados do varejo nos EUA, indicando um aumento nas vendas, a economia mais aquecida também refletiu nos estoques de petróleo americanos que vieram abaixo das expectativas e principalmente esse ponto ajudou a alavancar os ganhos do óleo de soja na bolsa de Chicago. O ativo encerrou o pregão com valorização de 2,18%.
Os preços do farelo tiveram valorização de 1,40%, apoiado pela alta de seus derivados, os futuros da soja tiveram valorização de 0,89%, colocando um fim na sequência de quedas de cinco dias.
O mercado ainda precisa se estabilizar acima dos U$10,20 para indicar uma tendência mais forte dos preços, pelo gráfico a alta de hoje não foi suficiente para alterar a direção da tendência.
Para os futuros de milho o dia também foi positivo, nesta manhã o USDA reportou uma venda de 300 mil toneladas para o México e destinos desconhecidos, sendo esses muito provavelmente para a China. O milho encerrou com alta de 0,49%, cotado a U$4,06/bushel. Para o trigo o dia também foi positivo, com valorização de 0,77%. Na B3 o contrato de milho novembro demonstra muita força e encerra o dia com valorização de 0,83%, cotado a R$69,02/saca.
O mercado interno está muito aquecido, principalmente pelo setor de etanol que vem crescendo muito nos últimos anos e demandando cada vez mais milho, como já comentei, para o ano que vem é esperado um aumento de 5 milhões de toneladas no consumo interno, volume esse que deve atender principalmente as indústrias de etanol.
MacroeconomiaO BCE (Banco Central Europeu) decidiu por um corte de 0,25% na sua taxa básica de juros. Vindo em linha com o que era esperado pelo mercado. Porém, muitos analistas acreditam que esse corte deveria ser maior, para estimular a economia europeia que está dando sinais de recessão. Na China o minério de ferro volta a negociar com fortes quedas e impacta diretamente as ações da Vale, fazendo com que a bolsa brasileira tivesse um forte motivador para negociar no negativo. Durante a noite serão publicados os dados de PIB Chinês.
Principais Variações:ÁSIA/PACÍFICO: HONG KONG: -1,02% / AUSTRÁLIA: +0,86%EUROPA: FRANÇA: +1,22%ESPANHA: -0,77%
EUA: SP 500: +0,02% / NASDAQ: +0,09%BRASIL: IBOVESPA: -0,70%

TAGS: Commoditites - soja - milho - trigo - CBOT - Rodrigo Trage