Confira como ficou o fechamento diário do mercado de commodities com o colunista Rodrigo Trage
Os futuros da soja encerraram a sessão de quinta-feira (19/12) recuperando parte da queda do dia anterior. O bom humor se deve parcialmente à queda do dólar frente ao real, que nesta sessão recuou 1,74% após o Banco Central Brasileiro realizar leilão histórico que bateu recorde, neste leilão recorde foram ofertados U$5 bilhões.
Fora este leilão, o BC já havia realizado mais um de U$3 bilhões. Desta vez as intervenções deram certo e o câmbio cedeu.
Além dos leilões, o mercado também reage à aprovação do pacote de corte de gastos na Câmara dos Deputados e da celeridade dada ao processo. Na tarde desta quinta-feira (19/12), o projeto passou para o Senado e seguiu para debate.
Além desta questão cambial, as vendas semanais da soja nos EUA totalizaram 1,17MT. O óleo também encerrou no positivo mesmo com a diminuição das vendas semanais caindo fortemente.Acompanhe as cotações de fechamento do complexo da soja na CBOT:
SOJA MARÇO: U$9,66/bs | variação +1,39%
ÓLEO DE SOJA JANEIRO:¢ 40,42 /lb | variação: +2,20%
FARELO DE SOJA MARÇO:U$ 291,0 /st | variação: +1,71%
Já os futuros de trigo não conseguiram estabelecer um movimento de alta e acabaram encerrando em forte queda. O mercado parece não dar atenção neste momento para as condições das lavouras de trigo na Rússia e se concentram nos grandes volumes que seguem sendo oferecidos no Mar Negro.Acompanhe as cotações de fechamento para milho e trigo na CBOT:
MILHO MARÇO:U$4,40/bu | variação: +0,80%
TRIGO MARÇO:U$5,33/bu | variação: -1,52%
As cotações do milho na Bolsa de Chicago encerraram em alta. Com a falta de novos fatores, o cereal acabou se apoiando no movimento realizado pela soja.Enquanto isso, no Brasil os futuros de milho na B3 registraram queda em toda a curva.
O clima bom favorece a expectativa de aumento de área para o milho. Outro ponto que corrobora com esta visão é a relação entre soja e milho, que vem trabalhando abaixo da normalidade, dando a entender que o mercado espera que as próximas safras, tanto no Brasil quando nos EUA, sejam mais voltadas para o milho, reduzindo a área da soja.
Acompanhe as cotações de fechamento para milho na B3:
MILHO JANEIRO:R$: 73,71 sc | variação: -1,11%
As bolsas da Europa operaram em queda firme neste pregão, também reagindo ao tom cauteloso do Federal Reserve (Fed). Além disso, o Banco Central da Inglaterra optou por manter inalterado a taxa de juros em 4,75%, o que fez o mercado reagir de forma negativa.
Bolsas globais, principais variações:
ÁSIA/PACÍFICO:CHINA: -0,33% /COREIA DO SUL: -1,95 % /AUSTRÁLIA: -1,70%
EUROPA:EURO STOXX 50: -1,58% /ITALIA: -1,78%
EUA:SP500: -0,10% /NASDAQ: -0,12%
BRASIL:+0,34%
DÓLAR/REAL:R$6,15 | variação: -1,58%
PETRÓLEO:U$69,56/barril | variação: -0,45%
Confira na nossa secãoCOTAÇÕES AGROPECUÁRIAScomo fecharam os principais produtos hoje.