HOME | Notícias | Clima

Massa polar avança e traz frio mais intenso do ano

Últimos dias de maio serão marcados pela chegada da primeira onda de frio de 2025

Foto do autor Redação RuralNews
27/05/2025 |
1541

A última semana de maio será marcada pela chegada da primeira grande onda de frio de 2025 no Brasil. Segundo a Climatempo, uma forte massa de ar polar avança pelo país e deve provocar as menores temperaturas do ano até agora, com potencial para geada ampla, queda de neve nas áreas serranas do Sul e novos recordes de frio em diversas capitais.

A entrada do ar polar será sentida inicialmente no Sul do Brasil, a partir de quarta-feira, 28 de maio. No dia seguinte, o frio se espalha rapidamente por regiões do Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. A previsão da Climatempo indica que o ápice das temperaturas baixas deve ocorrer entre os dias 30 e 31 de maio, com o frio persistindo até o início de junho.

Com a intensificação do sistema, diversas áreas do Sul devem registrar temperaturas negativas, podendo atingir até –7°C em regiões mais elevadas de Santa Catarina. No Sudeste e Centro-Oeste, os termômetros devem variar entre 5°C e 10°C em estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Já áreas do sul do Mato Grosso e da faixa de fronteira com a Bolívia podem registrar mínimas entre 10°C e 14°C.

Nas capitais, a expectativa é de quebra dos recordes de frio de 2025. Em Curitiba, as mínimas podem ficar entre 2°C e 4°C; em São Paulo, entre 8°C e 10°C; em Campo Grande, de 4°C a 6°C; em Cuiabá, entre 11°C e 13°C; em Porto Alegre, de 7°C a 9°C; e em Florianópolis, entre 9°C e 11°C. Cidades como Porto Velho e Rio Branco também devem registrar as menores temperaturas do ano.

Outro destaque da previsão é a possibilidade da primeira ocorrência de neve em 2025. Segundo a Climatempo, há chance de precipitação entre o fim da tarde de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29) nas serras gaúcha e catarinense, incluindo cidades como Gramado, Canela e Caxias do Sul. Além disso, pode ocorrer chuva congelada em áreas do sul do Paraná e do norte do Rio Grande do Sul.

Com o avanço do ar frio e seco após a passagem da frente fria, há risco de geada em larga escala. A geada deve ser generalizada nos três estados do Sul e pode ocorrer de forma isolada em pontos do sul de Mato Grosso do Sul e no norte paulista, sem potencial de danos. Áreas mais altas do Sul de Minas também podem ter registro de geada fraca.

A tendência é que o frio se mantenha nos primeiros dias de junho, com a chegada de uma nova massa de ar polar reforçando as baixas temperaturas. A previsão indica que o tempo seguirá gelado pelo menos até o dia 3, com possibilidade de um período prolongado de frio intenso em grande parte do centro-sul do país.

TAGS: #Previsão do tempo # clima
# Climatempo # temporais
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.