INÍCIO AGRICULTURA Clima

Junho e o impacto climático no Brasil

Condições climáticas terão impacto na safra de grãos 2023/24

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas acima da média para junho em várias áreas do país. Na faixa norte da Região Norte e leste da Região Nordeste, assim como em partes específicas do Maranhão, Piauí e Ceará, as chuvas serão mais intensas, influenciadas pelo aquecimento do Atlântico Tropical. Por outro lado, nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior do Nordeste e oeste da Região Sul, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média. Nessa época, é comum uma redução das chuvas na parte central do país.

Essas condições climáticas terão impacto na safra de grãos 2023/24. As chuvas acima da média na faixa norte e leste do Nordeste serão benéficas para a semeadura e início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras. No entanto, áreas do MATOPIBA podem enfrentar chuvas abaixo da média, o que pode reduzir a umidade do solo, especialmente no Piauí e Bahia, afetando o milho segunda safra. Também são esperadas chuvas abaixo da média em partes do sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de parte do Paraná e oeste dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que pode impactar os níveis de umidade do solo.
 As chuvas acima da média na faixa norte e leste do Nordeste serão benéficas para a semeadura
As chuvas acima da média na faixa norte e leste do Nordeste serão benéficas para a semeadura

Em relação às temperaturas, espera-se que estejam acima da média em todo o país, especialmente na porção central, devido à redução das chuvas. Isso pode resultar em dias excepcionalmente quentes em algumas áreas. No Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar os 26ºC, enquanto no Centro-Oeste e norte da Região Sudeste variarão entre 20ºC e 24ºC. Na Região Sul, são esperadas temperaturas mais baixas, abaixo de 20ºC, com valores ainda menores em áreas de maior altitude, chegando a 14ºC ou menos. Não se pode descartar a possibilidade de geadas, especialmente em locais mais elevados, devido à entrada de massas de ar frio comuns nessa época do ano.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.