INÍCIO AGRICULTURA Citricos

Laranja pera de mesa atinge recorde real em janeiro

Apesar de a temporada atual ser de produção dentro da média, os baixos estoques de suco nas processadoras elevaram a necessidade de aquisição da matéria-prima, reduzindo a disponibilidade de laranjas no mercado de mesa

O preço médio da laranja pera de mesa em janeiro foi de R$ 78,89/caixa de 40,8 kg, na árvore, um recorde real de toda série histórica do Cepea, iniciada em outubro de 1994. O valor é, ainda, 16% superior ao de dez/23 e expressivos 90% acima do de jan/23, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de dez/23).

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário de preços altos, verificado desde o início da safra 2023/24, se deve principalmente à escassez de oferta. Apesar de a temporada atual ser de produção dentro da média, os baixos estoques de suco nas processadoras elevaram a necessidade de aquisição da matéria-prima, reduzindo a disponibilidade de laranjas no mercado de mesa. Para agravar, o momento atual típico de entressafra da pera restringe ainda mais o volume disponível. Do lado da demanda, colaboradores do Cepea relatam boa procura, tendo em vista as altas temperaturas, que favorecem o consumo da fruta.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.