HOME | Mercado agro | Citricos

Chuva no final de setembro favorece florada mas preocupa citricultores

Chuva no final de setembro favoreceu a florada, mas Cepea alerta que o baixo volume ameaça o pegamento e a safra de 2026

Foto do autor Redação RuralNews
03/10/2025 |
1216

Choveu nas principais regiões do cinturão citrícola na semana passada, e esse cenário ajudou a induzir flores em alguns talhões. Pesquisadores do Cepea, porém, alertam que o volume e a constância das chuvas continuam insuficientes para compensar o déficit hídrico registrado na maioria das praças.

Esse é um momento crucial para definir o potencial produtivo da próxima safra. Apesar das chuvas recentes, a previsão para os próximos dias indica apenas tempo quente, sem expectativa de precipitações expressivas na região citrícola de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, esse contexto coloca o período de floração, que começou há pouco, em uma situação de risco. Agentes do setor consultados pela instituição demonstram preocupação. Eles avaliam que o baixo volume de chuva e os dias quentes podem prejudicar o pegamento e aumentar a queda de flores. Esse cenário, consequentemente, atrapalharia a safra de primeira florada do próximo ano, repetindo o que já ocorreu em 2025.

TAGS: #citricos # laranja
# cotação laranja # cepea # citricultor # suco de laranja
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.