HOME | Notícias | Citricos

Queda de frutos reduz projeção da safra de laranja 25/26

Safra de laranja 2025/26 cai 2,5% e deve alcançar 306,74 milhões de caixas devido à queda de frutos e ao avanço de doenças

Foto do autor Redação RuralNews
12/09/2025 |
1522

A safra de laranja 2025/26 deve ser menor do que o esperado. A queda de frutos, agravada pelo avanço de doenças, derrubou a estimativa, segundo o Fundecitrus e o Cepea.

O segundo relatório do Fundo, divulgado na quarta-feira (10), apontou que o cinturão citrícola, formado por São Paulo e Triângulo Mineiro, deve colher 306,74 milhões de caixas de 40,8 kg. O volume representa queda de 2,5% em relação a maio, o que equivale a 7,86 milhões de caixas a menos.

Pesquisadores lembram que, desde o início da temporada, o setor já se preocupava com a queda de frutos. Agora, os dados confirmam que o impacto é ainda mais grave do que o previsto. Em algumas regiões, as perdas chegam a 10%. Em outras, dependendo da variedade e das condições locais, a redução atinge até 45%.

Além disso, o avanço de doenças como o HLB (greening) e o cancro cítrico agrava a situação. O cenário preocupa porque pode comprometer a recomposição dos estoques industriais. O risco é de que a produção não seja suficiente até junho de 2026, quando termina a safra.

TAGS: #laranja # cepea
# citros # laranja pera # cotações # preço
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.