Búfalos são resgatados das águas do Guaíba

Orientação para quem encontrar um bubalino é acionar as autoridades ou a associação de criadores

Com os temporais dos últimos dez dias no Rio Grande do Sul, muitos animais como cães, gatos e caturritas, foram deixados para trás por seus tutores e precisaram ser resgatados. Em Porto Alegre, essas operações não se limitam aos pequenos animais de estimação. A Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) está trabalhando junto às autoridades para realizar o resgate de animais perdidos nas enchentes que assolam o Estado. Três exemplares foram recolhidos na capital, arrastados pelas águas barrentas.

A Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre (EPTC) já encontrou cinco búfalos, dos quais um morreu atropelado na Avenida Castelo Branco, uma das principais vias de acesso à capital, às margens do Guaíba, e outro sumiu na Vila Areia, ao lado da Arena do Grêmio. Os outros três foram resgatados, dois em frente ao Centro de Treinamento do Grêmio, no bairro Cristal, em frente ao Barra Shopping Sul, e um terceiro próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Zona Norte da capital gaúcha.
Búfalos escaparam de um criatório nas ilhas do Guaíba e nadaram até Porto Alegre
Búfalos escaparam de um criatório nas ilhas do Guaíba e nadaram até Porto Alegre

A presidente da Ascribu, Desireé Möller, disse que os animais são de propriedade de um criador que tem seu criatório localizado em uma das ilhas do Rio Guaíba, que estão completamente alagadas e estão sendo evacuadas. “São animais que estão cansados e estressados. Quem encontrar um deve deixá-lo e informar as autoridades com o local para fazer o resgate”, destaca. A dirigente salienta que, quem encontrar um búfalo perdido, pode comunicar nas redes sociais da entidade em @bufalo_ascribu ou na rede pessoal @desimoller.

Os animais resgatados foram levados para a Fazenda O Butiá, em Itapuã (RS), de propriedade da presidente da Ascribu e ficarão abrigados no local até o criador ter condições de buscá-los. Em setembro do ano passado também foi feito resgate de búfalos que se perderam nas enchentes e vieram parar na capital gaúcha.






TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.