Muito tradicional da América do Sul e no Brasil, principalmente no sul do país, as cuias de chimarrão são objetos obrigatórios para quem não abre mão de apreciar a bebida. O que muitos não sabem, é que a cuia também pode ser feita a partir de um fruto não-comestível, composto por uma casca grossa e sementes em seu interior. Ele pode ter diferentes tamanhos e formatos, já que é de origem natural, e muitos dizem que por isso, ele oferece um toque ainda mais especial à bebida.
Pensando nos produtores de cuias e instrumentos musicais, em que o fruto também pode ser utilizado para fabricação, a ISLA Sementes, empresa brasileira com o mais diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e árvores nativas do Brasil, acaba de lançar o Porongo Campero, que está disponível para compra em todo o Brasil e na loja online da marca.
O Porongo Campero é uma planta vigorosa e trepadeira com folhas grandes e aparência exuberante. Pode ser cultivada sem tutoramento, mas o ideal é cultivá-la de forma que possa crescer sobre cercas e treliças para aumentar a produtividade por área e para que os frutos não fiquem em contato com o solo. Quando o fruto amadurece, a polpa seca e a casca endurece, tornando-se oco e impermeável. Neste estágio estão prontos para serem utilizados na confecção de artesanato, como instrumentos musicais, cuias de chimarrão, entre outros.