Dados tema: 12
HOME | Notícias | Cenouras

Chuva e frio em junho causam descartes de cenoura no RS

Descartes de cenoura no RS aumentam com excesso de chuva e frio, afetando a qualidade da raiz e a oferta nas próximas semanas

Chuva e frio em junho causam descartes de cenoura no RS

Descartes de cenoura no RS crescem após prejuízos causados pelo excesso de chuva e frio. Foto: Canva

Foto do autor Redação RuralNews
20/07/2025 |

Segundo a Climatempo, Caxias do Sul (RS) registrou quase 400 mm de chuva em junho, principalmente no início do mês. O excesso de água e a chegada de frentes frias prejudicaram o desenvolvimento das cenouras e atrasaram as atividades no campo. Com isso, aumentaram os descartes de cenoura no RS, especialmente na região serrana.

Colaboradores do Hortifrúti/Cepea informam que muitas raízes apresentaram manchas e rachaduras. A cenoura não atendeu ao padrão de qualidade exigido pelo mercado, o que dificultou o escoamento. Para evitar custos com a colheita, alguns produtores preferiram gradear as áreas. O frio persistente até a segunda semana de julho comprometeu ainda mais o crescimento das lavouras. As geadas queimaram as folhas e provocaram danos fisiológicos nas plantas. Por isso, a região pode enfrentar uma lacuna na oferta do produto nas próximas semanas.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

Mesmo com a menor oferta local, o volume nacional elevado, puxado pelo Cerrado, impediu a alta dos preços. Entre os dias 14 e 18 de julho, a caixa da cenoura “suja” de 29 kg foi vendida, em média, a R$ 16,67, valor estável em relação à semana anterior. Os descartes de cenoura no RS ainda afetam a produção da região.

TAGS: #cenouras # oferta
# cotações # preços da cenoura # cepea
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas jardinagem2
Publicidade
Banner publicitário