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Dificuldades para embarques nos portos prejudicam café

Dificuldades nos embarques deixam mais de 453 mil sacas de café retidas e geram prejuízos milionários aos exportadores brasileiros

Foto do autor Redação RuralNews
31/07/2025 |

As dificuldades para embarques nos portos brasileiros causaram o não envio de 453.864 sacas de café em junho de 2025. Esse volume equivale a 1.375 contêineres. O levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) aponta que a infraestrutura defasada foi a principal causa dos atrasos e cancelamentos nas operações portuárias.

Por conta disso, os exportadores tiveram prejuízo de R$ 3,002 milhões em custos extras com armazenagem, detentions, pré-stacking e antecipação de gates. Desde junho de 2024, as perdas acumuladas passam de R$ 78,9 milhões devido a atrasos e mudanças nas escalas dos navios.

Além disso, o Brasil deixou de receber US$ 184,2 milhões (R$ 1,022 bilhão) em receita cambial só no mês passado. Isso considerando o preço médio FOB de US$ 405,81 por saca e a cotação média do dólar de R$ 5,55. Essa redução impacta diretamente os produtores, já que o país repassa mais de 90% do preço da exportação aos cafeicultores.

Necessidade de ações urgentes para infraestrutura portuária

Segundo Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, o problema tende a piorar no segundo semestre. A maior parte do café novo chega para exportação nesse período, especialmente a variedade arábica. “Sem melhorias na estrutura portuária, o volume não embarcado pode aumentar ainda mais”, alerta.

Heron destaca a urgência de ações, como a celeridade nos leilões de terminais, ampliação da capacidade dos pátios e berços, além de investimentos em ferrovias e hidrovias para diversificar os modais de transporte. Ele também cita a importância de indicadores logísticos para acompanhar as demandas e modernizar os portos na mesma proporção do crescimento do agronegócio.

Além disso, as dificuldades para embarques nos portos têm gerado preocupação entre os setores que utilizam cargas conteinerizadas. A limitação na participação de interessados nos leilões de terminais e a falta de investimentos imediatos agravam o problema. Isso compromete a competitividade da exportação de café e outras commodities.

Atrasos nos principais portos brasileiros

O governo anunciou investimentos que devem levar pelo menos cinco anos para serem concluídos. Por isso, medidas rápidas são essenciais para evitar que os problemas logísticos comprometam a exportação de café e outros produtos que dependem de contêineres.

Em junho de 2025, 49% dos navios nos principais portos brasileiros sofreram atrasos ou alteração de escalas, conforme boletim da startup ElloX Digital e Cecafé. No Porto de Santos, responsável por 80% dos embarques, 59% das 161 embarcações tiveram atrasos, com tempo máximo de espera de 37 dias.

No Rio de Janeiro, o segundo maior porto exportador de café, 57% dos navios sofreram alterações nas escalas, com esperas que chegaram a 20 dias. O problema nos portos fluminenses também refletiu em prazos longos para abertura de gates, o que afeta diretamente o fluxo das operações.

TAGS: #Café # Cecafé
# Portos # Embarques # Exportações # Conselho dos Exportadores de Café do Brasil
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Editor RuralNews
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