Exportações recordes de boi ajudam a sustentar preços no mercado interno
Exportações de carne bovina e de animais vivos seguem em ritmo acelerado e evitam excesso de oferta no mercado interno
Embarques recordes de carne bovina e de gado vivo ajudam a manter preços firmes. Foto: Canva
As exportações brasileiras de carne bovina atingiram um novo recorde em outubro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado nos dez primeiros meses de 2025 já representa 96% do total exportado em 2024. O desempenho confirma que este será o melhor ano da história em volume e receita cambial.
Além da carne, os embarques de animais vivos também cresceram de forma expressiva. Até outubro, o Brasil enviou 842 mil cabeças ao exterior, alta de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) afirmam que o forte ritmo das exportações tem sustentado os preços domésticos. O aumento das vendas externas evita o excesso de oferta no mercado interno e contribui para manter o equilíbrio entre oferta e demanda.
A combinação de demanda internacional aquecida e menor oferta de animais prontos para abate nesta época do ano favorece pequenas e constantes valorizações. Esse movimento é observado tanto na carne no atacado quanto nas principais categorias de gado.
