Proteína leve e nutritiva, frango tem consumo crescente no Brasil em 2024
Brasileiros consumiram, em média, 45,5 kg de carne de frango por pessoa em 2024, segundo a ABPA

Foto: Canva

Comemorado em 10 de maio, o Dia Mundial do Frango reforça a importância nutricional dessa proteína tão presente na alimentação dos brasileiros.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo médio de carne de frango no país atingiu 45,5 kg por habitante em 2024, um aumento de 1,1% em relação a 2023.
O Brasil segue entre os maiores produtores de carne de frango do mundo, com 14,97 milhões de toneladas produzidas no último ciclo de 12 meses, ocupando a terceira posição no ranking global. O país também lidera as exportações mundiais da proteína, com 5,29 milhões de toneladas embarcadas para 151 países, gerando receita de US$ 9,9 bilhões.
A expectativa da ABPA é de que tanto a produção quanto o consumo interno continuem crescendo em 2025. A estimativa é de que o país produza 15,3 milhões de toneladas, aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Já o consumo por pessoa deve subir para 46,6 kg, um avanço de 2,2%.
Além de ser uma proteína acessível, o frango é conhecido por seu baixo teor de gordura e alto valor nutricional. É uma fonte importante de aminoácidos, vitaminas do complexo B — como a B12 — e nutrientes que ajudam a fortalecer ossos, articulações e o sistema imunológico.
