Oferta elevada e demanda enfraquecida pressionam cotações e ameaçam sequência de ganhos frente a milho e farelo de soja
A queda nos preços do frango vivo registrada neste início de junho pode interromper uma sequência de ganhos no poder de compra dos avicultores paulistas frente aos principais insumos da atividade — milho e farelo de soja. De acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o recuo do frango vivo tem sido mais acentuado que o dos grãos, o que desfavorece a relação de troca.
Os dados mostram que os produtores vinham registrando dois meses consecutivos de melhora no poder de compra em relação ao milho e sete meses frente ao farelo de soja. No entanto, o atual cenário sinaliza uma possível reversão dessa tendência.
Segundo o Cepea, a elevada disponibilidade de carne de frango no mercado interno, impulsionada pelas restrições às exportações em razão dos casos de Influenza Aviária, tem reduzido o interesse dos compradores em novos lotes, aumentando a pressão sobre os preços.
No estado de São Paulo, o frango vivo acumula média de R$ 5,51/kg na parcial de junho, o que representa uma queda expressiva de 12% em relação à média registrada em maio.