Exportações de carne de frango caem 4,4% no volume até julho, mas receita cresce com alta nos preços.
As exportações de carne de frango do Brasil somaram 3,306 milhões de toneladas entre janeiro e julho de 2025. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume representa uma queda de 4,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Apesar disso, a receita aumentou 1,2%, totalizando US$ 6,479 bilhões. Isso ocorreu graças à valorização dos preços médios internacionais. Assim, mesmo com menor demanda em alguns mercados, o setor manteve bom desempenho financeiro.
Somente em julho, o país exportou 411,5 mil toneladas. O número representa queda de 6,3% frente ao mesmo mês de 2024. No entanto, a receita caiu menos: apenas 1,9%, chegando a US$ 805,4 milhões.
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, os preços médios subiram 5,9% em julho. Essa alta ajudou a compensar a redução no volume exportado. Ele destaca ainda que, apesar da cautela nos mercados, a diversificação dos destinos tem sido um diferencial importante.
A China segue como principal compradora da carne de frango brasileira. Além dela, Japão, Emirados Árabes Unidos e União Europeia permanecem entre os maiores mercados importadores.