A economia brasileira conseguiu uma conquista inédita, que foi anunciada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a Expointer, realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul. O Brasil abriu seu quadragésimo segundo mercado internacional, dessa vez, para Israel.
Com isso, o país se tornou a primeira nação do mundo habilitada a exportar carne de frango para o mercado israelense, o que atesta o alto nível de credibilidade e confiança do sistema brasileiro de defesa agropecuária. Nenhum país do mundo havia conseguido estabelecer tais negócios de exportação até então.
“Mais uma conquista para o Brasil, que irá chegar a 43% do mercado de frango do mundo” CARLOS FÁVARO – Ministro da Agricultura
Representantes do Mapa estão em Israel, onde mantiveram, ao longo da semana, reuniões com autoridades sanitárias locais e realizaram visitas a estabelecimentos produtivos para coletar informações sobre o processo de produção “kosher” (adequado aos preceitos do judaísmo), ao qual as empresas exportadoras para Israel deverão aderir.
Assim, deve-se ressaltar que o abate e o processamento kosher não afetam a inocuidade dos produtos nem o cumprimento de preceitos de bem-estar animal. Israel é um dos maiores consumidores mundiais per capita de carne de frango e apresenta grande demanda por cortes de maior valor agregado, como o peito e o “shawarma”.
Com informações do site Money Times