INÍCIO AGRICULTURA Avicultura

Avicultura brasileira mostra sua força como gigante da produção global

O impacto econômico e social da avicultura transcende os meros indicadores macroeconômicos
Vandré Dubiela
- Especial para Rural News
Publicado em 12/05/2024

No âmago da economia brasileira, a indústria da carne de frango revela sua imponência. Com uma cadeia produtiva que engloba 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos e mais de 300 mil postos de trabalho, este setor exerce um papel fundamental, impulsionando um Valor Bruto de Produção que ultrapassa os R$ 90 bilhões.

No último ano, o Brasil testemunhou a produção robusta de 14,8 milhões de toneladas desse alimento essencial para a mesa do consumidor. Desde 2013, o País incrementou sua produção em aproximadamente 2,5 milhões de toneladas, evidenciando um crescimento contínuo e significativo.
Avicultura mostra sua força como gigante da produção global: números impressionam e mostrar uma mercado cada vez mais sólido. Foto Gilson Abreu / AEN
Avicultura mostra sua força como gigante da produção global: números impressionam e mostrar uma mercado cada vez mais sólido. Foto Gilson Abreu / AEN

A exportação desempenha um papel crucial nesse cenário, com quase 35% da produção destinada a mais de 150 países nos cinco continentes. Tal alcance global conferiu ao Brasil a posição de liderança nas exportações de carne de frango, responsável por 38% do comércio internacional. Em números impressionantes, as receitas geradas por esses embarques aproximam-se de US$ 10 bilhões, conforme dados de 2023.

O impacto econômico e social transcende os meros indicadores macroeconômicos. O consumo per capita de carne de frango, média de 45 quilos por brasileiro, revela-se como um componente vital da dieta nacional desde 2020. Esse índice, o mais alto entre as proteínas animais consumidas no Brasil, ilustra a importância desse alimento na vida cotidiana.

Estes números refletem não apenas a relevância, mas também a missão intrínseca deste setor na economia e na cultura brasileiras. Com 65,3% de toda a produção nacional destinada ao consumo interno, a indústria da carne de frango desempenha um papel de destaque em todas as regiões do país.

Para o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Ricardo Santin, a cadeia produtiva é continental e exerce um papel determinante nos hábitos, na economia e na cultura gastronômica de Norte a Sul. “Do campo às fábricas, bilhões são investidos em tecnologia de ponta para garantir a qualidade e a sanidade dos produtos, promovendo maior produtividade”. A carne de frango é um dos alicerces alimentares do país e um pilar econômico em diversas regiões.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.