Obras de modernização de armazém da Conab começam em Ponta Grossa
Itaipu, Conab e UNOPS formalizam início da reforma e reforçam segurança alimentar no Paraná

Representantes da Itaipu, Conab e UNOPS oficializam início da modernização do armazém em Ponta Grossa. Foto: William Brisida / Itaipu

Representantes da Itaipu Binacional, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) reuniram-se nesta segunda-feira (13) para oficializar o início da modernização das unidades armazenadoras de grãos da Conab no Paraná e Mato Grosso do Sul. Além disso, o encontro, realizado no escritório da Itaipu em Brasília (DF), marcou a autorização para o início das obras na unidade de Ponta Grossa (PR) e definiu os próximos passos para modernizar outras três unidades.
Com investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional, o projeto amplia a capacidade de estocagem, reduz perdas e aumenta a eficiência da cadeia de abastecimento. Dessa forma, a iniciativa beneficia produtores de todos os portes, fortalece a segurança alimentar e contribui para a estabilidade de preços no país.
Modernização da unidade de Ponta Grossa
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a parceria com a UNOPS é estratégica para a revitalização da infraestrutura em Ponta Grossa. “O Brasil é um grande produtor de alimentos. Portanto, é fundamental que a armazenagem acompanhe essa produção para garantir segurança alimentar. Este investimento da Itaipu é estruturante para o país”, destacou.
Durante a reunião, foram assinadas a autorização para a fase 2 da reforma de Ponta Grossa e a publicação do edital para contratação dos projetos executivos das unidades de Cambé, Rolândia (PR) e Maracaju (MS). Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, “a reforma da unidade em Ponta Grossa fortalece nossa capacidade de armazenamento e escoamento de alimentos. Nossa maior unidade passa de 300 mil para 420 mil toneladas. Além disso, os projetos das demais unidades dão continuidade à modernização da Conab em regiões estratégicas do país”.
Parceria internacional e sustentabilidade
O UNOPS apresentou o cronograma das próximas etapas das obras, com conclusão prevista para 2027. Fernando Barbieri, representante da agência no Brasil, afirmou que a cooperação internacional fortalece a infraestrutura pública e gera benefícios concretos à população. “Ao unir esforços técnicos e institucionais, o Brasil se consolida como referência no setor agrícola e em infraestrutura”, destacou.
O projeto resulta de acordo de cooperação firmado em março de 2024 e inclui a reforma de Ponta Grossa e a elaboração dos projetos executivos das unidades de Cambé, Rolândia e Maracaju. O UNOPS atua como parceiro técnico da Conab, garantindo qualidade, eficiência e sustentabilidade nas intervenções. Assim, as ações seguem boas práticas internacionais e priorizam resultados concretos.
