Publicidade
Alimentos 27-02-2024 | 16:44:00

Marina diz que desertificação compromete produção de alimentos no Brasil

Ministra do Meio Ambiente defende programa de recuperação de áreas sem apresentar dados


Por: Redação RuralNews


A falta de alimentos pode ser um fator de desregulação da economia global e gerador de instabilidades geopolíticas, segundo a ministra, em defesa da recupeaqção de páreas agrícolas degradadas. “Nós temos também outro problema, que é a questão do risco de uma inflação global que pode ser causada também por insegurança alimentar em função da mudança climática. Geralmente, se faz a associação, muito rapidamente, entre risco de inflação e risco de instabilidade econômica, geopolítica, associado à energia. Mas vamos pensar também que esse risco talvez seja até maior em relação à segurança alimentar”, enfatizou.

Convergência

No Brasil, a ministra avalia que existe uma convergência de interesses entre a área econômica e as propostas para o meio ambiente. “Eu acho que é a primeira vez na história do Brasil que a gente conseguiu uma sinergia muito grande entre a área econômica e a área ambiental. O plano de transformação ecológica está sendo coordenado pelo ministro da Fazenda [Fernando Haddad]. Com certeza é o melhor lugar para que ele seja elaborado, porque a partir daí ele pode ser transversalizado [repassado para as outras áreas do governo]”, disse.A ministra destacou ainda a parceria assinada na segunda-feira (26) com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para dar garantias cambiais a projetos de desenvolvimento de economia verde no país.

Dinheiro

O BID vai oferecer US$ 3,4 bilhões em contratos de derivativos que serão repassados, a partir do Banco Central, para instituições financeiras brasileiras.Os derivativos são contratos que podem ser usados para reduzir o risco de operações financeiras, sendo vinculados a outros ativos, como commodities, moeda estrangeira ou taxas de juros.

TAGS: alimentos - deserto




Publicidade