INÍCIO AGRICULTURA Alimentos

Ministério manda indústria recolher 10 marcas de azeite do varejo

Produtos são considerados impróprios para consumo

Publicado em 16/03/2024


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou que comerciantes, varejistas e atacadistas façam o recall de dez marcas de azeite virgem extra a serem recolhidas: Terra de Óbidos; Serra Morena; de Alcântara; Vicente; Azeite Az; Almazara; na Escarpa das Oliveiras; Dom Alejandro; Meio; e Uberaba.A operação é preventiva, amparada pelo Decreto nº 11.130 e faz parte da Operação Getsêmani, que identificou um esquema ilegal de importação, falsificação e distribuição de azeite fraudulento.
produtos devem ser retirados das gôndolas de supermercados
produtos devem ser retirados das gôndolas de supermercados

Após a retirada, os fornecedores também deverão entrar em contato com o Mapa pelo canal oficial Fala.BR. para que esses produtos sejam direcionados ao destino certo por meio de medidas tributárias adequadas.
O Ministério informa aos consumidores que devem descartar os produtos e pedir sua substituição aos vendedores.


Getsêmani

A Operação Getsêmani foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março nos municípios de Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN) com a participação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e Polícia Militar de São Paulo.

A operação incluiu o encerramento da indústria por precaução e o confisco de 104.363 litros de azeite fraudulento e de vários tipos de rótulos e embalagens.

Além da composição desconhecida, constatou-se que a produção e distribuição eram realizadas em instalações clandestinas e em condições higiênicas e sanitárias inadequadas, o que representava uma ameaça à saúde pública e uma concorrência desleal.



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.