Preços do algodão seguem estáveis e mercado registra baixa liquidez no início de junho, com foco em contratos a termo e exportações próximas ao volume da safra anterior
O mercado de algodão em pluma iniciou o mês de junho com os preços oscilando dentro de uma faixa estreita, refletindo a baixa liquidez nas negociações, conforme apontam os levantamentos do Cepea. De acordo com o Centro de Pesquisas, alguns vendedores estão preferindo liquidar lotes da safra 2023/24, enquanto compradores com menor volume em estoque atuam pontualmente no mercado spot.
Apesar disso, o foco principal dos agentes do setor tem sido o fechamento de contratos a termo, com previsão de entrega do produto nos próximos meses ou até mesmo em 2026.
Dados da Secex, analisados pelo Cepea, mostram que, a pouco mais de dois meses do encerramento da temporada 2024/25, o Brasil já exportou 2,61 milhões de toneladas de algodão em pluma entre agosto de 2024 e a primeira semana de junho de 2025. Esse volume representa apenas 3% a menos do que o total exportado em toda a safra anterior.
Especificamente em maio, foram embarcadas 192,2 mil toneladas, volume 19,6% inferior ao registrado em abril de 2025 e 16,2% abaixo do total exportado em maio de 2024, segundo os dados da Secex.