INÍCIO AGRICULTURA Algodão

Brasil caminha para ser o maior exportador mundial de algodão

Nessa safra, a área plantada de algodão aumentou em 16% e a produção prevista está em 12%
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 03/06/2024

O Brasil caminha a passos firmes para ser o maior exportador mundial de algodão. A informação é do Engenheiro Agrônomo Eleusio Freire, com larga experiência na atividade ao longo de três décadas.


O algodão ainda é uma boa alternativa para os sistemas de produção vigentes no Brasil. Foto Free Pik
O algodão ainda é uma boa alternativa para os sistemas de produção vigentes no Brasil. Foto Free Pik

Nessa safra, a área plantada de algodão aumentou em 16% e a produção prevista está em 12%. Diante dessa realidade, a expectativa é de produzir mais de 3 milhões de toneladas de algodão. Para se ter uma ideia, desse total, entre 2 milhões e 2,4 milhões serão para fins de exportação.

“Esse é um momento muito bom para o para os produtores e com todas as commodities com preços em baixa, como é o caso da soja, do milho, do boi e também do próprio algodão”, comenta Eleusio Freire. Mesmo assim – continua -, o algodão mantém uma rentabilidade por hectare, equivalente a dois hectares de soja e cinco hectares de milho.

Em suma, o algodão ainda é uma boa alternativa para os sistemas de produção vigentes no Brasil.

Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.