Há 32 anos, o produtor rural Juarez Cavalcante desafia a seca da região de Pocinhos, na Paraíba, para criar cabras e garantir renda para manter sua família. “Meu sonho sempre foi viver assim no campo, trabalhando e criando, porque criar é uma fonte de renda que nunca vai se acabar tendo uma boa assistência”, disse.
Com muito trabalho e persistência, ele e o filho Josiberto Oliveira transformaram a propriedade, acompanhados de perto pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“A gente tinha muita dificuldade em produzir por causa da seca, da estiagem, e muitas vezes os animais morriam por falta de alimentos. Então fiquei sabendo do grupo formado pelo Senar e de imediato me interessei e busquei ajuda”, afirmou Josiberto.
Desde novembro de 2019, a propriedade recebe a ATeG do Senar, pelo programa AgroNordeste. Segundo a técnica de campo do Senar-PB, Ana Jaqueline Cavalcante, na época a propriedade rural não tinha instalações e a família não fazia os manejos sanitário e nutricional ou o melhoramento genético.
“A família tinha apenas os animais. O principal, que era o suporte forrageiro para esses animais, não existia. Então na primeira visita nós já fizemos alguns planejamentos”, destacou Ana.
O espaço vazio ao lado da casa, em menos de uma semana ganhou a instalação do primeiro curral. Em seguida chegou o segundo para abrigar os caprinos. “Ter uma instalação favorece o conforto e a segurança e facilita nos processos de controles zootécnicos”, explicou a técnica de campo.
Controle sanitário, vacinação e melhoramento genético viraram regra de bem-estar animal. Os cuidados na produção de silagem e no plantio de uma reserva forrageira garantem alimento durante a seca. Hoje, já são 14 mil pés de palma.
Todo empenho e dedicação do trabalho feito por Josiberto ao lado da técnica Ana também rendeu bons resultados fora do campo. A família conquistou o prêmio ATeG AgroNordeste - Gestão e Resultado 2021, um reconhecimento do Sistema CNA/Senar aos produtores rurais que tiveram os melhores desempenhos de produção em suas propriedades.
Além do certificado conquistado, a família ganhou uma máquina forrageira, utilizada para preparar o volumoso dado aos animais, e um kit motor bomba com energia solar, que vai ajudar no bombeamento da água para toda propriedade.
“A máquina forrageira vai facilitar meu manejo e ofertar uma qualidade melhor do alimento aos animais. Já a bomba vai auxiliar na perfuração do poço. E onde tem água a gente planta e colhe”, contou Oliveira.
Com os investimentos, a qualidade da produção melhorou e a família de Juarez comemora o aumento dos clientes. “Eu não vejo mais a criação apenas como uma criação, eu vejo como uma empresa porque é daqui dessa propriedade que eu tiro o meu sustento. Eu costumo dizer que em vez de obstáculo, a gente tem que procurar solução”, concluiu o produtor Josiberto.
Agronordeste – É um plano de ação criado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e desenvolvido em parcerias como, por exemplo, a do Sistema CNA/Senar, que oferece Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores cadastrados no programa.
A iniciativa promove ações para a melhoria de gestão, inclusão produtiva, aumento de produtividade e lucratividade de propriedades rurais nos estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.